quarta-feira, 27 de julho de 2011

E Quem ouviu seu Grito de Socorro?

Absurdo até quando?
Até quando o silêncio como eco dos gritos?
Até quando a esperança na beira do cais?

O quadro “Rotina do Absurdo” vem comprovando que absolutamente nada tem mudado nos últimos anos no vício de agressões morais e físicas aos servidores Peritos Médicos Previdenciários (PMP). Até quando?

Uma das bandeiras que sempre defendi como associado, depois como delegado da ANMP e depois como candidato a chapa da diretoria executiva foi a criação de um Departamento de Defesa Profissional. Ora, agredidos diuturnamente por: Mídia, ONGs, Sindicatos, Advogados e também espantosamente pelos próprios MPF e Governo - por suas omissões - estaria mais do que justificada a necessidade de se criar uma divisão específica na estrutura associativa a fim de lutar pelo perito que mais precisa: O perito que faz perícias. Este que é a vítima de mais 90% das agressões. Os últimos 3 anos passaram e nada de nada.

No projeto, o novo Departamento de Defesa responderia de maneira oportuna e contundente a todas as agressões representatividade ostensiva, poder e autonomia jurídica e financeira para preencher o enorme hiato associativo ignorado. A necessidade advinda do crescimento organizacional, conflitos éticos e juridicos e da projeção da ANMP mostrava a sua estrutura interna estava obsoleta  que mal conseguia dar conta de outras atividades essenciais como, por exemplo, fortalecimento político e científico. Muito trabalho centralizado que por mais boa vontade que se tente não se consegue dar conta. E assim permanece. Pergunto-me se seria porque o tema estaria associado diretamente apenas com os peritos da ponta - menos privilegiados politicamente, a questão da segurança nunca teria sido prioridade associativa. Está aqui todos os dias. Segurança apenas Patrimonial, Entrega de CRER ainda na APS, Detectores de Metais que não funcionam e falta de um protocolo efetivo de segurança são alguns pontos que permanecem há anos da mesma maneira. Se eu posso provar o que eu digo? Ah! Leiam o blog Perito.Med.

Pois bem. Este blog mostrou por diversas vezes como o monitoramento eficiente de notícias e a pronta resposta incisiva as agressões pode sim fazer algo pelas vítimas. Mostrou e apontou por diversas vezes o nome e o endereço dos agressores. E foi além, agiu em defesa de qualquer agressão aos peritos médicos expostos e também denunciou  o ponto exato onde a estrutura do corpo associativo pericial apresentava os estalos prestes a se romper. É triste que dezenas de aproveitadores tentem culpar peritos e lutem uma luta sem entender o porquê -  na maior parte das vezes a culpa é unicamente do modelo pericial imposto pela lei. É covardia que MPF e governo fiquem omissos com tantos casos de agressões publicados. É revoltante que representantes não tenham conseguido mudar absolutamente nada neste cenário há 3 anos. Infelizmente nem sempre há o que fazer quanto ao livre convencimento dos externos. Mas internamente? Ah! Porque os peritos precisam sustentar e engolir a inércia classista até a próxima agressão? É duro. O silêncio de quem tinha obrigação de defender dói muito mais.

Caros Leitores. Existe um vazio que este Blog tentou ajudar a tapar sem representatividade legitima e sem fonte de custeio política e nem econômica mas nunca poderia fazê-lo por completo sozinho. Os gritos de socorro e o silêncio continuam na expectativa lentamente inundados por gotas de lágrimas e suor derramados de muitos médicos peritos. Milhares de colegas como eu aguardam o nascimento, por bem ou por mal, de uma nova estrutura organizada em resposta a tanto descaso com o profissional perito. Certamente não mais se chamará Departamento de Defesa Profissional porque, ao que tudo indica, será autônoma e forte, finalmente, com uma função que ninguém até agora conseguiu assumir com eficiência: Defender o perito do INSS que faz perícias das agressões.
Não dá mais para segurar. Quem viver verá!
The time has come.

Um comentário:

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.