domingo, 5 de dezembro de 2010

Operação Anúbis: Funcionário da Previdência Social de Medianeira-PR é preso por fraude

O funcionário público trabalhava em Foz do Iguaçu antes de ser transferido, a cerca de três anos, para Medianeira.

Anúbis: Deus Egípcio da morte e dos moribundos

Foram presos pela Polícia Federal, dois homens acusados de fraudar a Previdência Social. Um deles era funcionário da Previdência Social agência de Medianeira, o outro era funcionário do banco Bradesco, em Foz do Iguaçu.

O funcionário público trabalhava em Foz do Iguaçu antes de ser transferido, a cerca de três anos, para a cidade vizinha.

A operação Federal, denominada "Anubis" foi uma Força Tarefa Previdenciária, com trabalhos conjuntos da Polícia Federal do Brasil e Ministério Público Federal.

Para burlar a previdência, os funcionários criavam pessoas fictícias com documentação falsa, onde era feita um recolhimento previdenciário no valor do teto. Um mês depois a suposta pessoa morria, onde, segundo a lei previdenciária, a viúva ou viúvo recebe a pensão.

No decorrer das investigações, a polícia comprovou que nada era verdadeiro e para efeito de recebimento desses valores foi aberta uma conta no banco para cada benefício.

Foram 16 benefícios fraudulentos com saques mensais de 37 mil reais, chegando a R$ 2 milhões desviados dos cofres públicos por três anos.

Se o desvio de dinheiro continuasse, estima-se que o rombo nos cofres do governo seria de cerca de R$ 14 milhões.

As informações foram passadas pelo delegado da Polícia Federal em Foz, Rodrigo Otávio Abranches e pelo Assessor de planejamento da Previdência Social, Gilmar Pegardie, que não informaram os nomes dos presos pelo motivo do processo estar em segredo de justiça.

O funcionário do banco já havia sido demitido antes da prisão de hoje, por outro motivo e o servidor federal responderá por processo administrativo pela fraude.
03/12/2010

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Uma pergunta
Até quando?
O governo precisa levar a serio a previdência social. Para com este papo de seguridade social comunista. Para isso tem-se a assistência social. Enquanto o INSS não for tratado como um banco onde entra e sai dinheiro de pessoas que depositaram. Enquanto não for tratado no espirito de inflexivel de uma seguradora onde se tem tratos e acordos de direito. Será isso.
É preciso fortalecer a assistência e não tornar a previdência uma forma de distribuição de renda.
Como é possível uma empresa com tantas fraudes sucessivas não falir? É uma administração pra lá de eficiente. Qualquer empresa no mundo não suportaria nem metade das fraudes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vem muito mais por aí...
O INSS é um celeiro de fraudes e um grande centro de formação de quadrilhas.
Muitos servidores administrativos acabam encontrando na Instituição o trampolim que procuram para uma vida de roubos, desvios, improbidade etc.
Deveria haver uma Polícia Previdenciária Federal para lidar especificamente com os crimes envolvendo o INSS, servidores, agenciadores, "advogados" previdenciários, requerentes e as quadrilhas por eles formadas