terça-feira, 28 de dezembro de 2010

E botavam a culpa das filas na greve dos Peritos do INSS - Comprovada Ineficiência no Gerenciamento do Agendamento

1,5 MILHÃO DE VAGAS DE ATENDIMENTO
NAS AGÊNCIAS FORAM DESPERDIÇADAS


Previdência fortalece segurança em sistema de agendamento 

SÃO PAULO - A Previdência Social informou, na segunda-feira (27), que efetuou alterações em seu Sistema de Agendamentos Eletrônicos para dar mais segurança aos usuários.

A medida adotada pelo órgão impede que os agendamentos feitos pela internet possam ser cancelados e remarcados sucessivamente, prática muito comum feita por intermediários para lesar o cidadão.

Com a reformulação do sistema, os segurados podem remarcar agendamento pela internet uma única vez. Caso seja utilizado o mesmo NIT (Número de Identificação do Trabalhador) em uma segunda tentativa, o novo agendamento é automaticamente bloqueado no site, sendo possível reagendá-lo apenas pela Central 135.

O segurado que cancelar ou não comparecer na data marcada terá de passar pelo mesmo procedimento. O reagendamento é primeiramente suspenso na internet e posteriormente na Central 135.

Ao usar o NIT do segurado, um intermediário podia agendar pela internet um atendimento em uma agência para requerer um benefício. Ele contava ainda com a possibilidade de reagendar a data por quantas vezes quisesse.

Durante o atendimento ao segurado, após meses de atraso, o INSS era obrigado a pagar os meses atrasados, pois é considerada como data de concessão aquela do agendamento inicial.

Pelas contas da Dirat/INSS (Diretoria de Atendimento do Instituto), cerca de 1,5 milhão de vagas de atendimento nas agências foram desperdiçadas em 2010 devido a não comparecimento, cancelamento e reagendamento.

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