domingo, 12 de dezembro de 2010

FRAUDE DA SEMANA - Para não perder o Costume

PF desmonta fraude contra o INSS em Ipatinga - 08/12/2010

Quadrilha usava “laranjas” para desviar milhões de reais da Previdência. Teto máximo da previdência era pago, mas beneficiários não viam o dinheiro.

 Policiais federais apreenderam carros e outros objetos com os acusados. Delegado Juvercino Guerra (detalhe) apontou que a as próprias pessoas usadas nos golpes fizeram as denúncias
IPATINGA - Um desvio de milhões de reais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi descoberto pela Polícia Federal. As investigações foram baseadas em Ipatinga e apontaram que uma quadrilha forjava laudos médicos. Os falsos doentes estariam com doenças terminais e eram aposentados por invalidez. Duas pessoas foram presas nesta terça-feira (07).

O delegado Juvercino Guerra Filho informou ao DIÁRIO DO AÇO que foram seis meses de investigações. “Começou com denúncias das próprias pessoas que eram usadas nas fraudes. Elas denunciaram a situação quando foram verificar como estariam (a situação delas) junto ao INSS”, acrescentou o policial federal que coordenou a “Operação Inox”.

Além de Ipatinga, a ação policial ocorreu em todo o Vale do Aço e ainda nas cidades de Bom Jesus do Galho e Governador Valadares. Os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão no início da manhã de terça-feira. Além do delegado Guerra, um segundo delegado também participou dos trabalhos que envolveram 32 agentes.

De acordo com as investigações, os fraudadores arrumavam pessoas, chamadas de laranjas, e com falsos laudos médicos, aposentavam estes supostos doentes junto à Previdência Social. “Alguns teriam câncer no cérebro. Eles conseguiam o piso máximo do INSS no valor de R$ 3,2 mil, mas os beneficiários só recebiam uma pequena parte”, explicou o delegado.
Construção

Duas pessoas foram presas com mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal de Ipatinga. Eles não tiveram os nomes divulgados, mas o DIARIO DO AÇO apurou que uma delas possui o prenome “Ivan”. Os detidos foram levados para a 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil, que forneceu apoio para que os detidos fossem ouvidos.

O esquema, segundo a Polícia Federal, possibilitou até a construção de um prédio no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga. Dois veículos também foram apreendidos pelos policiais, além de computadores e documentos que serão periciados.

Conforme a polícia, ainda não se pode avaliar o montante desviado no esquema que estaria funcionando desde 2006 e que pode envolver funcionários do INSS. “Somente uma auditoria completa poderá apontar em quanto a Previdência foi lesada”, acrescentou o delegado Guerra.

Assita o vídeo da reportagem: 

Nenhum comentário: