segunda-feira, 5 de março de 2012

FOLHA DA REGIÃO

Auxílio a usuário de drogas cresce 85% na região de Araçatuba

Problemas decorrentes do uso de drogas que atingem milhares de famílias brasileiras também já bateram às portas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nos últimos três anos, somente na região de Araçatuba, a concessão do auxílio-doença para tratamento de dependentes químicos aumentou 85%, percentual maior quando comparado às concessões para tratamento de viciados em álcool e cigarro, que cresceram 49% no mesmo período.

Embora poucos conheçam, trabalhadores que contribuem com a Previdência podem pedir o benefício durante o tratamento. A estimativa é que os desembolsos dos últimos anos, apenas com o auxílio, tenham superado R$ 5 milhões na região ou 2% dos pagamentos por auxílio-doença.

Dependentes usam dinheiro de auxílio para sustentar vício

O auxílio-doença é um direito de todo trabalhador segurado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Dependência química é uma dessas doenças. Só que muita gente está aproveitando o recurso do governo pra sustentar o vício. A pensionista Ana (nome fictício), de 60 anos, de Araçatuba, sofre a mais de uma década devido ao envolvimento de seus dois filhos - de 26 e 37 anos - com as drogas.

Segundo ela, como na maioria dos casos, ambos tiveram contato com a maconha ainda na adolescência. De lá para cá, a luta é constante pela recuperação dos rapazes. Ela disse que já perdeu as contas de quantas vezes, principalmente o filho mais velho, deixou o emprego para se tratar. Ele conseguiu o auxílio-doença pelo INSS e chegou a ficar internado por algumas vezes.

"Ele nunca escondeu que estava recebendo. Para que eu não tivesse acesso ao valor, mentia o dia do pagamento. Nunca deixou que eu controlasse o dinheiro, alegando ser uma conquista dele. Infelizmente gastava tudo com a droga", contou.

3 comentários:

Snowden disse...

Uso de drogas é problema de saúde publica!
Se o Governo nAo estabelecer critérios como tratamento em local que exista medico, CNES, conhecimento do profissionais cadastrados, etc, o INSS vai passar a financiar o vicio e as Fazedinhas que nada resolvem!
Os malandros estão na frente mais uma vez e já passou ate da hora do Governo agir! No Brasil como a morosidade é o habitual, atitude apenas quando o rombo estiver grande!

HSaraivaXavier disse...

Até as fazendinhas estão viciadas. Há relatos de algumas que ficam literalmente com o cartão do saque do beneficio, instruem o comportamento na perícia, alias, recentemente mostrei aqui matéria em que as entiidades provocaram o poder judiciário para ficarem recebendo o seu financiamento. Quanto começarem os escândalos nos mostraremos aqui com uma pequena frase só lado:"eu avisei".

E.G. disse...

Está acontecendo que nem o seguro do DPVAT, uma roubalheira só. Em alguns lugares basta levar comprovante de "internação" assinado pela Da. Maria que leva por 12 meses.