terça-feira, 13 de março de 2012

Deve o INSS ter kit de Primeiros Socorros nas APS? Não é o Primeiro Caso...

Aposentado morre dentro de posto do INSS em Jaboatão

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

13/03/2012 - 13h06
Morte Súbita

O aposentado Idelson Marinho da Silva, de 54 anos, morreu na manhã desta terça-feira (13) dentro de um posto de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua Barão de Lucena, em Jaboatão Velho, centro de Jaboatão dos Guararapes.

Ao aguardar pelo atendimento, ainda na fila, o aposentado passou mal. Uma médica do INSS foi chamada e constatou que o aposentado teve uma parada cardiorespiratória. Ainda assim, o caso foi encaminhado à Delegacia de Jaboatão. A delegada Patrícia Domingos abriu inquérito, mas adiantou que acredita se tratar de morte súbita.

O corpo de Idelson Marinho foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, Recife, onde passará por perícias.
Com informações do repórter Raphael Guerra, do Diario de Pernambuco.

2 comentários:

Snowden disse...

No mínimo um Desfibrilador...

Francisco Cardoso disse...

Nunca, aquilo não é hospital. A incidência de eventos em APS não justifica essa aquisição. Além de toda uma infraestrutura para atendimento médico, que é diferente da que existe no INSS, iria ter seu uso desvirtuado por segurados maliciosos que iriam simular eventos agudos para constranger o perito. Coisa que evitam fazer pois sabem que vão ter que esperar o SAMU.
Aliás essa sim é uma medida mais eficaz: contato da GEx com o SAMU local pedindo prioridade para os "códigos azuis" (ou seja, quando o perito avalia o caso e constata que de fato se trata de uma emergência).