quarta-feira, 21 de março de 2012

PLANETA FRAUDE - Quadrilha de idosas

Mulher é presa por fraude no INSS
Quarta-Feira, 21/03/2012, 01:03:03 - Atualizado em 21/03/2012, 01:03:03

Há cerca de um ano Nanci Maria da Cruz Silva, 51 anos, recebia aposentadoria numa agência bancária em São Brás, utilizando uma carteira de identidade falsa, com o nome de Irene Leão Silva, 72 anos. A farsa foi denunciada anonimamente e policiais da Divisão de Operações e Investigações Especiais (DIOE), que foram até a agência ontem, constataram a fraude e deram voz de prisão contra a idosa.

Segundo a suspeita, a identidade falsa foi adquirida através de uma conhecida que contratava os serviços dela e de outras idosas para fraudar a previdência. “Ela pedia para trazer uma foto 3x4, e em seguida ela arrumava os documentos falsos. Ela me dava R$ 150,00 só para dar entrada na aposentadoria e mais R$ 200,00 quando saia o primeiro pagamento. Depois eu entregava o cartão de pagamento para ela ficar recebendo”, relatou a suspeita.

A idosa afirmou que só ela chegou a dar entrada com sucesso em sete processos de aposentadoria para essa mulher. Mas em julho de 2010 ela acabou sendo presa, segundo ela mesma, por denunciar a suposta estelionatária, que teria fugido por medo de ser pega e acabou não acertando o último pagamento. “Eu fui presa e ela não mandou nenhum advogado para me ajudar. Minha irmã que teve de arcar”, lamuriou-se Nanci.

Dia 22 de outubro de 2010 Nanci ganhou liberdade condicional. Logo em seguida a mulher contratante entrou em contato e solicitou que, com o cartão da aposentadoria fraudulento dona Nanci fosse até o banco fazer o primeiro saque do último golpe que articularam juntas e ficasse com sua parte. Mas dessa vez Nanci foi até o banco, efetuou o saque, mas não procurou mais a contratante. Mudou de endereço, com medo de morrer, e desde então vivia dessa aposentadoria.

INVESTIGAÇÃO

A Dioe vai investigar todas as informações fornecidas pela suspeita para tentar achar as pessoas que conseguiam os documentos falsos e identificar quem mais estava envolvido na fraude. “A princípio acreditamos que essa tal Irene seja uma laranja também”, informou o delegado Neivaldo Silva da Dioe. O caso pode envolver até mesmo servidores do sistema de segurança pública.

O esquema foi montado no bairro da Cremação pela mulher que também morava lá, mas teria se mudado “depois que o [delegado] Eder Mauro matou o marido dela”, afirmou a suspeita. (Diário do Pará).

Nenhum comentário: