sexta-feira, 9 de março de 2012

ATESTADO MÉDICO - PROBLEMA SOCIAL - COMÉRCIO HABITUAL

Jornal da Alterosa 2ª Edição

Exclusivo: atestados médicos são vendidos livremente na Praça Sete
Imagens revelam a ação dos criminosos negociando o documento por R$ 80

Iana Coimbra - TV Alterosa

08 de março de 2012 - O Jornal da Alterosa registrou com exclusividade o esquema de venda de atestados médicos no Centro de Belo Horizonte. Com uma câmera escondida a reportagem desvenda todo o comércio do documento que concede o direito do funcionário de faltar no trabalho sem prejuízo ao salário.

Tudo começa pelo contato com uma mulher que oferece fotos na hora na Praça Sete. Após ser questionada se tem atestado uma outra figura se aproxima. Ela é a negociadora e, com um sinal de cabeça, confirma que está envolvida na venda de atestados. As imagens mostram a mulher perguntando para quantos dias o produtor da TV Alterosa quer o documento.

A vendedora de fotos deixa o local e a negociação continua. A conversa segue em um ponto mais reservado. Com medo de estar sendo observada, a mulher passa o número do telefone e pede para o comprador entrar em contato mais tarde. Desconfiada, ela procura o homem conhecido como Paulista, que seria o gerente do esquema. A negociação continua e o acordo é fechado. A assinatura do atestado seria do médico Roldão Coelho, proprietário de uma clínica de exames na cidade.

A quadrilha se reúne no meio da Praça Sete, sem a menor cerimônia. Quase 10 pessoas conversam tranquilamente com a mulher que seria a agenciadora. Muitos deles estão identificados com os coletes de quem vende fotos na hora.

Imagens feitas em um dia diferente, mostram a negociação sendo gerenciada por outra pessoa. Um senhor de idade que trabalha como ambulante do lado do posto da prefeitura. O acordo é feito e o atestado de quatro dias é comprado por R$ 80. O vendedor pega o dinheiro, a identidade e segue até o fim do corredor do edifício Mariana. Tudo é muito rápido, e o vendedor faz a entrega do documento na escada. Com o atestado na mão, o comprador vai embora.

O carimbo, dessa vez, é do Dr. José Flávio Reis, um pneumologista registrado no Conselho Regional de Medicina que atende no Hospital Odilon Behrens. Os dois atestados apresentam assinaturas parecidas e o papel timbrado viria do mesmo lugar, o grupo Santa Casa. O hospital não quis comentar o assunto e apenas disse, em nota, que os dois médicos não fazem parte do corpo clínico da instituição. Eles não se pronunciaram sobre a autenticidade dos papéis timbrados.

O Dr. José Flavio Reis nega estar envolvido com a venda de atestados, mas não quis gravar entrevista. A TV Alterosa também foi à clínica do Dr. Roldão Coelho que tambéem nega a participação no esquema. Para ele, é muito fácil entrar em uma unidade, pegar um bloquinho, colocar no bolso e fazer o que quiser.

O Conselho Regional de Medicina tem conhecimento das falsificações e faz um alerta.

Um comentário:

HSaraivaXavier disse...

Sugiro a todos que assistam o vídeo até o fim e vejam a forma escandalosa com que cidadão comuns confessam diante das câmeras o crime. Não deveria espantar ninguém o índice de 30 a 40% de indeferimentos pelos peritos. Nem do risco da atividade que lida diuturnamente com quadrilhas e toda sorte de loucos perseguidores.