segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SECRETÁRIO GABAS: TAMBÉM QUEREMOS SABER ONDE ESTÃO OS MÉDICOS "DO CANADÁ".


Durante reunião ministerial onde apresentava sistema de monitoramento em tempo real baseado em senhas que é altamente falível e largamente "ludibriado" pelos servidores país afora, o Secretário Executivo do MPS, Sr. Carlos Eduardo Gabas, pagou o mico do ano ao mostrar para a Presidenta Dilma uma gerência onde constava que em determianda APS do interior havia uma senha aguardando por 05 horas para "atendimento" na perícia médica.

Sem pestanejar, todos, inclusive a Presidenta, começaram a culpar o médico "que não devia estar trabalhando", óbvio pois deve ser esse o único motivo de atraso em perícia decerto. Coisas como: Quedas de sistemas, falta de luz, pendências documentais, excesso de trabalho para um único servidor, falha do sistema com uma senha sem ter sido dado baixa ou até mesmo abandono da APS pelo cidadão, quem sabe o perito passou mal ou foi agredido e não estava atendendo, talvez uma senha dada errada, nada dessas "improváveis" causas foi levada em consideração pelos tecnocratas e infelizmente a Presidenta foi arrastada pela onda de insensatez.

Com a velocidade de raio para punir o médico, foram acionados todos os atores do Big Brother previdenciário, quando se descobriu que o doutor em questão era o único em atendimento e já havia feito a incrível quantia de 24 perícias naquele dia.

Houve ensaio de aplausos, o colega foi desagravado pela Presidenta mas ficou a questão: Porque aquela senha então estava em espera há 5 horas? Erro administrativo? Má gestão? Erro do sistema Big Brother? Onde está o chefe dessa APS que não viu isso antes? O colega conseguiu atender todos os 24 com qualidade?
Não... Imagina, o Secretário Gabas já tinha a resposta na "ponta da língua": "É que os OUTROS MÈDICOS estavam no Canadá" (se referindo a um viral da internet da semana que passou).

Risos e tal, descontraiu o ambiente. Claro, se o médico culpado não é culpado, vamos culpar outros médicos, mesmo que eles NÃO EXISTAM né Senhor Secretário?

A Presidenta, que não é boba, soltou por fim: "Quero saber depois onde estão esses médicos que foram pro Canadá".

E nós, do perito.med, TAMBÉM QUEREMOS SABER SENHOR GABAS. QUEREMOS QUE O SENHOR VENHA A PÚBLICO E DIGA QUANTOS MÉDICOS EXISTEM NAQUELA APS E PORQUE O COLEGA ESTAVA ATENDENDO SOZINHO NAQUELE DIA quantidade absurda de segurados.

ONDE ESTÃO OS MÉDICOS DO CANADÁ, SENHOR GABAS?

Talvez a resposta esteja no próprio INSS: A APS em questão é em uma cidade do interior, 80% da população e dos benefícios são rurais, são apenas 5 servidores, todos na linha de frente e o colega, que entrou no concurso em 2011 está lá sozinho atendendo e carregando o piano do INSS nas costas.

Detalhe: Consta no edital que o colega conseguiu inscrição como portador de deficiência física.

Ou seja, em Brasília, naquele dia, a Presidenta e seus secretários e ministros estavam querendo punir um médico cadeirante que sozinho conseguiu atender 24 segurados em um único dia numa APS pequena com poucos recursos. Sendo que como cadeirante (de acordo com o edital) ele sequer deveria estar exposto ao atendimento ao público.
De que adianta ter um Big Brother se os dados são manipuláveis e quem é encarregado de usar o sistema é desinformado e age com preconceito e incompetência?

Mas nada que uma piada não resolva, não?

Que mico, heim senhor secretário... Ainda estamos em Janeiro mas foi o mico do ano.

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Quero dar os parabéns ao colega Francisco Eduardo pela crítica oportunística.

Onde estavam todos na APS quando um segurado esperava 5 horas por atendimento?

Deram-lhe a senha errada?

Snowden disse...

Acho bom já catalogar esta pra disputa do "Top five" no final do ano concorrendo ao troféu "Joinha"; será que a "Saga de auto promoção da Samira" nao da pra entrar nAo?! Vamos seguir os passos pra ver...

Francisco Cardoso disse...

E os médicos ainda estao no canada?