sábado, 10 de setembro de 2011

MAIS AUTORIDADES ENVOLVIDAS EM CORRUPÇÃO CONTRA O INSS

DINHEIRO PÚBLICO
MPF denuncia prefeito gaúcho por fraude contra o INSS
O prefeito de Relvado (RS), Jatir José Radaelli foi denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de corrupção, inserção de dados falsos no sistema da Previdência Social e estelionato. Também foram denunciados o servidor do INSS, Juliano Fronchetti, e o cabo eleitoral do prefeito, Elvi Miguel Bonfant. Segundo a denúncia, o prefeito e o servidor público habilitaram de forma indevida aposentadoria por tempo de serviço em favor de Bonfanti.

Jatir Radaelli já havia sido preso na Operação Sonho Encantado, da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul, no Vale do Taquari, em 2008, que investigou uma suposta organização criminosa que implantava concessões de benefícios irregulares junto à Agência da Previdência Social de Encantado (RS). Segundo a Polícia, o suposto esquema lesou os cofres da União em cerca de R$ 5 milhões.

Segundo a denúncia, as investigações constataram a fraude perpetrada pelos três acusados. Fronchetti, a pedido do prefeito Radaelli e mediante promessa de pagamento de propina, inseriu no sistema de informática da Previdência Social dados falsos relativos a Bonfanti para concessão de aposentadoria indevida. O cabo eleitoral do prefeito postulara o benefício em de maio de 2008 – pedido indeferido em agosto do mesmo ano. Vinte cinco dias depois, Fronchetti reabriu o processo e concedeu o benefício.

Estima-se que a fraude causou prejuízo ao INSS de mais de R$ 18 mil. Bonfanti, por estelionato majorado, pode cumprir pena de um a cinco anos de prisão – se condenado. Os outros dois acusados, também enquadrados no crime de corrupção, podem sofrer sanções de dois a 12 anos de reclusão. As informações são da Assessoria de Imprensa do PRR-4.

Nota do Autor: Este blog já cansou de denunciar autoridades municipais, especialmente vereadores e prefeitos, envolvidos em esquemas de corrupção contra o INSS. São esses políticos os que mais atacam os peritos do INSS com infâmias e calúnias.

4 comentários:

Lei e Ordem disse...

Boa noite, também não gosto de ver meu dinheiro indo para o ralo da forma que for. Mas por meio de corrupção sempre tem um gostinho mais amargo. Sou a favor de combater qualquer tipo de corrupção. Como colocado pelo Francisco Cardoso, esses políticos são os que mais atacam os peritos do INSS com infâmias e calúnias. Tratando de calúnias, muito tenho lido e ouvido a respeito do descumprimento de horários de peritos médicos do INSS, chegando com atraso, saindo cedo, fazendo 4 quando era para ser 8h etc. Pergunto aos peritos, isto é verdade ou é mais outra calúnia?

H disse...

Não deve ser verdade caro anônimo, pois existe ponto eletrônico e um monte de gente de olho no perito. Pode até acontecer com os administrativos, mas os mesmos fazem questão de denunciar um perito que infingir as regras. Ok?

Francisco Cardoso disse...

Bom dia Lei e Ordem, olha hoje em dia acho muito difícil isso ocorrer, pois existe um ponto eletrÔnico implacável, se o perito pisar fora do riscado cai o mundo em cima dele, de maneira desproporcional a se outros funcionários fizerem o mesmo, logo, deve ser calúnia ou casos pontuais. A maioria optou por reduzir a CH nos termos da lei pelo o que eu sei. Teve caso até mesmo de perito que estava no banheiro e o chefe da APS foi bater na porta dizendo que Brasília estava perguntando sobre o colega, vê se pode? É o verdadeiro Big Brother Previdenciário.

Pensador disse...

Dr. Herbert, quanto à questão levantada você tem propriedade para responder pela sua pessoa, como cada um tem propriedade para responder pela sua. Agora, não acho correta sua postura de tentar transferir a questão para os administrativos com insinuações, isto não é certo!

Acredito que como em qualquer outro lugar existem bons e maus profissionais. E um profissional não é bom ou mau porque é perito médico, ou porque é administrativo, ou porque é assistente social etc. Porque antes de ser um profissional trata-se de uma pessoa. E esta pessoa é quem vai definir se o profissional vai ser bom ou mau, entendeu?

Lei e Ordem, existem profissionais que zelam pelos seus deveres e outros que são menos zelosos. Talvez este último permita uma margem para boatos. Como sabe-se boatos costumam aumentar de tamanho com o tempo, então se quiser uma resposta mais precisa, sugiro que faça as suas experiências.

Pensador