sábado, 24 de setembro de 2011

Reabilitação do INSS - Problema Social



Pior mesmo que a situação de fragilidade política da Perícia Médica, somente a Reabilitação Profissional do INSS. Pela Perícia Médica ainda há aqueles que apresentam argumentos, provocam discussões e lutam. Pela reabilitação nem isso. Ela é órfã de defensores políticos. Parece que não há qualquer interesse da sociedade civil em estimular trabalhadores lesionados a se manterem no mercado profissional.
A Auditoria do TCU sobre auxílio doença publicada em abril 2010 e amplamente repetida neste espaço não somente detectou o problema da reabilitação que encontra-se entregue as traças como apresentou sugestões e prazoes para que estas fossem efetivadas. Curiosamente não vi nenhum defender de saúde do trabalhador comentar o documento e cobrar o determinado. Por exemplo, mesmo numa audiência pública sobre perícias médicas a palavra "reabilitação" foi pronunciada timidamente.
Por Brasil inteiro o setor carece de investimentos e políticas de melhorias como parcerias novas, convênios, suporte de recursos humanos e instalações físicas.
Fato interessante que é uma instituição que fontes oficiais dizem ter mais 100 bilhões em dívidas passe dificuldades desta natureza. Outro dia numa reunião no PRP tivemos a notícia que os recursos financeiros para financiamento de cursos e pequenos negócios tinha acabado há meses para os segurados. Não há havia também para próteses e órteses. E pior, os melhores fornecedores de cursos de formação não podiam realizar convênios com a Previdência Social porquanto teriam dívidas públicas com o INSS. De repende pensei que parte destas dívidas impagáveis poderiam ser quitadas em troca de ações e serviços para a Reabilitação Profissional tão carente.  Mas isso é querer demais. Afinal, pode contrariar o interesse do silêncio coletivo sobre o assunto.

Perguntas pairam no ar desfiando o silêncio fúnebre: "Onde estavam os defensores da saúde do trabalhador quando a reabilitação agonizava? Interesssam-se apenas pelas aposentadorias por invalidez e benefícios que os afastem da dignidade do trabalho?"

Nenhum comentário: