domingo, 4 de setembro de 2011

REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA


Diante da proposta apresentada pelo grupo PeríciaForte ao presidente do INSS dia 04.07.2011 foi aberto debate com a categoria que fez considerações e sugestões. Nesta página transcrevemos o que foi remetido a nós e o entendimento do grupo.
Para conhecer a proposta, solicite uma cópia do PDF que enviamos para seu e-mail institucional da Previdência.
Peça a peritomed@hotmail.com ou pericia.forte@gmail.com.

"Concordo com cada palavra escrita por voces. Voces realmente estão zelando pelo interesse de TODA a pericia médica do INSS. Acho que esta chegando a hora de uma nova associação com representatividade verdadeira. Gostaria de poder contribuir com voces. Acho que este texto deve ser divulgado a todos os peritos do INSS para que ganhe forca pois não são todos que acessam o site.
Um grande abraco e boa sorte.
GEX BH"

- Obrigado

"Não vejo interesse na DE - uma porque potencialmente qualquer área da medicina pode ter conflito de interesses com o INSS uma vez que como assistentes temos o dever de emitir atestados para os nossos pacientes assistidos. No texto "impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, potencialmente causadora de conflito de interesses," , bom, para mim isso é muito subjetivo- esse potencialmente e exclui toda a medicina assistencial, sobrando poucas atividades  como  os que se dedicam a medicina legal, por ex.
"permitir‐se‐á a colaboração esporádica em assuntos de sua especialidade, devidamente autorizadapelo Presidente do INSS ou Presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social, " - não entendi o que quer se garantir ou impedir com essa parte do texto, ainda na DE. Depender do presidente do INSS ?? Então vamos aceitar o cabresto de vez.

E como se sabe DE = 40 horas ... SISREF- aliás não tenho nada contra o SISREF. Tenho é contra as ditas 40 hs -- Legado ùnico dentre as carreiras da medicina ( não digam que são o supra sumo salarial - pq professor 20hs + 2 contratdos de 20hs funcionario hospital universitario ta ganhando 20mil --- e não cumprem nem 30hs). 
Minha sugestão --- Carreira 20hs , com plus para quem assumir 40hs e DE.
Nesse caso , apoiadissimo o SISREF PARA TODOS - aliás melhor que sisref o ponto eletronico com digital - com 20 hs seria a primeira  apoiar controle para os de 20 e para os de 40hs.

 Quanto a progressão : - bom tem muita gente que simplesmente tem mestrado e doutorado e quer valorizar. Progressão de 3 níveis???  Agora que acesso terá o perito que mora no interior do interior ??? Desculpem mas acho muito diferente das carreiras do magistério onde se exige essa graduação , mas também se promove, facilita e há oferta de todas elas- mestrado, doutorado, pos doutorado. Muitos e muitos professores , cursam suas pos trabalhando , no mesmo ambiente acadêmico, ou permite-se que façam fora .Essa não é a realidade dos peritos , não vejo paridade de oportunidade  entre peritos de capital e peritos de interior.

Acho também que tem algo incoerente aqui : há uma ação judicial em curso onde se pretende ser reconhecida a jornada de 20hs . Agora quando vamos propror algo ao governo queremos 40hs???

Sabe, fico desanimada em perceber que só muda o endereço , o nome. As "lideranças" periciais julgam-se mais inteligentes, mais iluminadas , e antes de reunir-se um grupo para elaborar  uma proposta dessas, creio que faltou  que ter sido aberto a sugestões sobre os diversos temas. Estão fazendo a consulta agora é verdade. Mas na minha pequena experiência, quando se perde-se dias e dias elaborando algo tão acertadinho, tem-se resitência em mudar, pois seria admitir a perda de tempo e julga-se que sabe-se muito mais profundamente que os outros que apenas "leram". 

GEx Santa Maria

- A colega faz afirmações equivocadas como DE=SISREF. Na verdade DE=Carreira de Estado, este deve ser o raciocínio correto. Carreira de Estado = Respeito, Autonomia, valorização salarial. 
Há colegas que preferem a baixa remuneração associada ao descontrole e pouca vigilância, como em certas universidades e muitos outros serviços por aí. Querem ganhar por 40 e fazer 30, ou 20. Quando iniciamos tudo isso, em 2003, tinha colega insatisfeito, dizendo que adorava ganhar 1.300 por 20 minutos diários. Era seu melhor emprego.

A progressão não pode impor qualificações que a entidade não ofereça, a colega tem toda razão, por isso propusemos que apenas qualificações alinhadas com os objetivos da carreira, que possam ser alcançadas concomitantemente ao exercício do trabalho e, principalmente, como elementos para uma progressão adicional, não obrigatória. Ainda assim, não permitirá o ingresso antecipado na classe especial. Este se dará junto com quem não tem esses cursos adicionais.

Quanto a 20 hs não nos parece a jornada semanal mais adequada à carreira. Entendemos que 30 hs contemple e compatibilize as atividades daqueles que não têm na perícia seu principal interesse. Para os que dediquem 40 hs a proposta limita a 30 a carga de atendimento direto ao público e propõe aposentadoria antecipada em 5 anos para quem ficar mais de 20 na linha de frente.

Todas as propostas tiveram referência em situações já existentes em outras carreiras do Executivo, nada foi simplesmente inventado.

Muito bom o texto, a proposta, o embasamento. Já li também as críticas.
Deixei de me meter nesse assunto há algum tempo, mas não da pra ficar quieto. Antes, quero dizer que não faço parte do grupo que discutiu ou montou a proposta, só faço perícias, BII tb, sou médico do trabalho lá fora, também participo da ação das 20h, e, cansadamente, leio esse fórum há não sei quantos anos.

A meu ver, a proposta é o maior e melhor avanço que tivemos desde 2007, mesmo que não aceita ou que caia no esquecimento. Talvez melhor que a própria criação da carreira. Alguém já viu algum GT acabar com alguma coisa que não pizza ou caipivodka ?

Obviamente, não é perfeita, tem alguns pontos obscuros, algumas arestas, alguns pontos que deixam margem a interpretação. Outros pontos, talvez não contemplem O TODO. Porém, é uma proposta, pode ser discutida, pode ser alterada. Em nenhum momento, entendi que seja definitivo. Questões como atividade médica paralela, talvez tb possibilidade de 20h e não 30h, podem ser discutidas, tb outras.

Agora, gente, não vamos entrar em desespero e detonar a proposta pq não é perfeita. Ela tem por finalidade negociar um avanço da nossa carreira com o Executivo, que tem um entendimento. Se o Judiciário depois demonstrar que temos direito à carga horária de 20h com salário integral, melhor ainda.

Quanto ao salário, trocar DE por 5.oooR$ não me parece ruim assim, é uma proposta muito boa. Afinal, não esqueçam que FAZEMOS 40H (salvo quem optou por 6h, vínculos antigos de 20h, etc), independente de DE. A DE viria a compensar o extra que faríamos/fazíamos após as 40h. Nem todo mundo ganha 5kR$ das 17-19h. Eu também gostaria de ganhar como um cirurgião vascular dentro do INSS, mas infelizmente, não dá. A proposta final esta muito mais próxima ao piso proposto pela FENAM (desculpe a lembrança) do que estamos agora.

Não entendo o medo da fiscalização, afinal, quando deixamos de ser autônomos, abdicamos de algumas liberdades, como sair mais cedo sem ter de dar explicações decentes ou simplesmente, não aparecer. Perseguição ? Nada que não possa ser acertado com a tão sonhada reformulação da hierarquia.
Agora, não pensem em passar a ganhar como juiz federal da noite pro dia, isso não vai acontecer sem a ajuda de vários deles, e acho que o feudo deles parece estar fechado há muito tempo.
Ainda existem as possibilidades de 30 ou 20h, pontos a serem melhor discutidos talvez. Deixar a DE como um Plus além das 40h, quem sabe. Só não vale 20h + DE, aí vira bagunça.

Deixar de valorizar o investimento em conhecimento ? Isso parece estar um pouco bastante na contra-mão. É justamente para incentivar o aperfeiçoamento. Quem é que larga o consultório pra fazer Mestrado ? ou Doutorado ? Vamos pedir licença com vencimento integral para fazer Mestrado ? Obviamente, vou desconsiderar comentários de quem acha que cursinho de 20h em fim de semana merece algum crédito a mais no final do mês.
Onde não há Universidades ou EAD ? Ou mesmo Pós de fim-de-semana ? Não da pra comparar com professores que estão na Universidade, cujo intuito da profissão é ensinar, cuja necessidade de aperfeiçoamento é ainda maior que a nossa. Obvio que o acesso deles é muito mais fácil.

A possibilidade de ficar como está tb está contemplada na proposta. Quanto a enquete, bom, quem tem alcance pra fazer isso não quer e se quisesse, tb não conseguiria, a defunta. Considero os 28 nomes ali no PDF uma boa parcela de representação, o que justifica o silêncio das últimas semanas, que já estava me deixando nervoso. Se eu pudesse votar, tb iria querer ir pra um lugar onde não se faz perícias e não tem ponto.

Sugestões:

Discutir como ficaria a questão do médico do trabalho (eu), afinal, tb me preocupa. Vou poder exercer ou posso sonhar em ser compensado com 40h+DE+med do trabalho?
GEx Santa Maria 

- O exercício da medicina do trabalho impede que o perito médico pericie trabalhadores da referida empresa, faça inspeções na mesma, analise aposentadorias especias daquela empresa. O conflito de interesses é evidente.

Gostei da proposta: concisa, bem redigida, centrada e honesta.

Penso que o ÚNICO caminho hoje possível para a perícia previdenciária é mesmo fazer uma mudança de 180 graus em todos os seus procedimentos e ações. Centrar foco em fiscalização, auditagem e prevenção e nos tornarmos servidores públicos que promovam a cidadania de fato. Deixar a pecha de vilões e inimigos do "polvo".

De resto, a luta é mesmo por CARREIRA DE ESTADO, COM SUBSÍDIO E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, BEM REMUNERADA: sem este mantra, esqueçamos tudo. Continuaremos a ser o pó nos pés do funcionalismo federal, humilhados, sendo a geni dos servidores federais!

Oxalá que o Dr Hauschild, que me parece sensato e inteligente, capte esta mensagem dos peritos sérios e entenda que não dá mais para procrastinar esta mudança: ela já passou da hora.

AUDITORIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA JÁ!


- Alguns colegas têm questionado a progressão funcional que valoriza a qualificação pessoal do servidor, como formação em Direito, mestrado, pós-graduação e Doutorado. É importante ter em mente que somos uma carreira de PERITOS, experts que não podem deixar de valorizar a excelência. É igualmente importante que a leitura da proposta seja detida e cuidadosa, que se depreenda a diferença entre promoção e progressão, entre classe e padrão. Não se pode questionar algo que beneficia o outro e a própria carreira, principalmente se o questionamento não implica em nenhuma vantagem para quem põe o critério em dúvida. Cobiça é desejar o que o outro tem; inveja é tentar destruir o que o outro, e apenas ele, tem. Por fim, é também importantíssimo verificar que, não sendo legalmente aceitável que a norma da carreira exija qualificações que a instituição não possa oferecer, o texto que apresentamos não exige estas qualificações, apenas oferece oportunidade de acelerar a progressão mas assegura o acesso à classe especial apenas após cumprido o pedágio de 10 anos idênticos aos que não tiverem os cursos referidos. Ou seja, sobe até um ponto e espera os demais.

Nenhum comentário: