domingo, 18 de setembro de 2011

CASO JUAN MORAES E O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE MÉDICO-LEGAL

"O trabalho pericial deve ser calmo e meticuloso, dada a sua natureza técnico-científica. É preciso analisar friamente todas as informações, para evitar erros. Contudo, a Perícia não está imune a cobranças de urgência - sujeitando peritos ao risco de cometer equívocos."

Edilson Franconi - Perito Criminal -RJ

Esta brilhante conclusão acima pode ser lida no Blog do Perito Franconi em artigo que descreve com detalhes o caso de um jovem desaparecido e a investigação de um corpo encontrado dias depois. Nele, se pode concluir que o trabalho pericial "em consequencia de pressão psicológica exercida, voluntário ou inconsciente, por superior hierárquico" pode induzir o perito a erros e consequentemente alterar o resultado da qualidade do seu trabalho.

No caso em questão pode-se observar a rapidez com que a Médica Legista teve seu nome divulgado em suposto erro mesmo antes de qualquer condenação administrativa ou judicial com cerceamento dos seus direitos de defesa constitucionais. A divulgação do nome da colega expõe a mesma a risco de vida uma vez que envolve suspeita de policiais criminosos e atrapalha o sucesso das investigações porquanto este está ligado diretamente ao sigilo.

O Blog Perito Med sempre foi solidário a causa dos peritos criminais que trabalham em péssimas condições e salários incompatíveis com a responsabilidade. Temos inclusive a honra de ter alguns autores peritos criminais como os Drs. Calvalcante e Luciana Coiro. Entendemos perfeitamente que o trabalho sobre pressão de qualquer natureza limita, modifica e adultera os resultados de análises periciais. Nossa luta por autonomia é exatamente para amenizar esta influência negativa. Outrossim, compreendemos a força e a rapidez com que a imagem de um profissional pode macular-se pelo erro oriundo desta pressão pelo imediatismo.

Heltron Xavier
A Matéria Elaborada e Enviada ao Perito. Med pelo colega Edilson Franconi pode ser lida na íntegra aqui:  http://www.perito-francioni.com.br/textos/casojuan.htm

Nenhum comentário: