quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A ERA DA VITIMIZAÇÃO E A TENTAÇÃO DA INOCÊNCIA


Psiquiatra e escritor inglês, Anthony Daniels em entrevista à Veja diz que as teorias sociológicas e psicológicas para explicar o crime e o vício produzem cidadãos que não assumem suas responsabilidades.

(...) "Rousseau difundiu a idéia de que o ser humano é naturalmente bom e que a sociedade o corrompe. Eu não sou religioso, mas considero a visão cristã de que o homem nasce com o pecado original mais realista. Isso não significa que o homem é inevitavelmente mau, mas que tem que lutar contra o mal dentro de si. Por influência de Rousseau, nossas sociedades relativizaram a responsabilidade dos indivíduos."

(...)"O pensamento intelectual dominante procura explicar o comportamento das pessoas como uma consequëncia de seu passado, de suas circunstâncias psicológicas e de suas condições econômicas. Infelizmente estas teses são absorvidas por população de todos os estratos sociais."

(...)"Quando trabalhava como médico em prisões(...) com frequëncia ouvia detentos sem uma boa educação formal repetindo teorias sociológicas e psicológicas difundidas pelas universidades. Com isso, se sentiam menos culpados por seus atos e eram tratados desta forma. Trata-se de uma situação muito conveniente (...) pois permite manter a consciência tranquila."

(...)"Negar sua capacidade de discernimento é o mesmo que diminuir sua humanidade."

(...)"Acho que, na visão dessas pessoas (falando sobre o apoio de intelectuais brasileiros ao terrorista Battisti) Battisti teve coragem de exibir uma brutalidade que elas gostariam de ter tido em algum momento da vida. Ao apoia-lo, eles dão respaldo simbólico a um passado pessoal perdido"


Mais um texto sobre o que os peritos do INSS vêem todos os dias: o fenômeno da vitimização e da infantilização da sociedade moderna, causada pela era da propaganda, do sucesso como obrigação e direito e tendo como pano de fundo 50 anos de bobagens bobológicas fomentadas em universidades num contexto de radicalismo político-ideológico, herança do pós-guerra e da guerra fria. As sociedades ocientais colhem os frutos podres dessa árvore nos dias atuais, com uma juventude que não sabe o que é superação, não possui a palavra empreendorismo em seu vocabulário, reclama direitos e não quer saber de cumprir deveres e que acha que a felicidade que vê na televisão todos os dias lhes pertence de direito hereditário, e se não conseguir alcançá-la ele é vítima pois afinal ele nasceu bom, a sociedade que o corrompeu e por isso tem que o encostar pois o tornou inválido ao trabalho.
Sem saber, os peritos do INSS são vítimas de um modelo de pensamento onde o culpado é um ente de difícil definição, as vítimas são os indivíduos e o refúgio é o amparo social, do qual o Auxílio-Doença tem papel de destaque.
E quando não são atendidos em seu pleito, basta chorar forte e alto e acusar o perito de ser um carrasco malvado, frio e desumano.

Leia mais aqui e aqui.

Um comentário:

Segurado Brasileiro disse...

É.V ai ver Rosseau era segurado do INSS e a gente não sabia...
vai até o que ele queria era ser beneficiário de algum benefício...ou "encostar" como vcs vulgarmente dizem.