terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vicentinho promoveu debate sobre Perícia do INSS

A qualidade do atendimento da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é tema da audiência pública realizada hoje (20) às 14h30, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, no Plenário 6.
De acordo com o deputado Vicentinho (PT-SP), que integra a Comissão de Trabalho, o debate foi proposto para esclarecer as denúncias sobre o mau atendimento dos médicos peritos aos trabalhadores.

" Os trabalhadores reclamam do atendimento dos peritos, que na maioria das vezes, trabalham simultaneamente no INSS e como médicos do trabalho de empresas, e não dão a devida atenção aos pacientes, contrariando o preceito ético de imparcialidade. A audiência pública vai acompanhar os relatos dos convidados e contribuir com propostas de políticas públicas ao Ministério da Previdência Social", explicou o parlamentar.

A perícia médica previdenciária, representada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) promete acompanhar o evento. A entidade elaborou uma carta aberta à sociedade esclarecendo o papel da perícia e sua importância dentro da estrutura da Previdência Social.

"Consideramos ser necessário o fortalecimento da Humanização da Perícia Previdenciária, uma vez que também valorizamos um ambiente de trabalho menos hostil, onde a qualidade prevaleça em relação à quantidade e a individualidade de periciados e peritos seja preservada", cita a carta.

A categoria defende a Reestruturação da Carreira dos Peritos Médicos Previdenciários e pede o apoio dos trabalhadores, do Congresso, Governo e autoridades brasileiras para que o modelo pericial seja efetivado.

Foram convidados para o debate: o presidente do INSS, Mauro Hauschild; a coordenadora geral de serviços previdenciários e assistenciais do INSS, Ana Maria Aquino; a pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maria Maeno; a secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Junéia Martins Batista e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila.

Ivana Figueiredo

Um comentário:

Anônimo disse...

O avatar de Fortaleza só se sentou na cadeira via CFM, hoje confirmei aquilo que a maioria já sabe: ANMP só existe no papel e nas formas, sem representatividade alguma junto ao Governo Federal.
O Vicentinho, com a língua presa, é o porta-voz do lobby cutista,
O Gabas quer ver o diabo à ANMP, é verdade. Detesta a Perícia!
O Dr Hauschild, me parece, já está entrando no esquemão gerencial do INSS: o eterno enxugar gelo.
E a Perícia sangra dia a dia: exonerações às dezenas com aposentadorias às centenas.
Quem sair por último apague as luzes!

BRASIL, UM BENEFÍCIO PARA TODOS!