terça-feira, 26 de abril de 2011

GLOBO - SPTV - Segurados reclamam de atendimento do INSS em SP

26/04/2011 12h14 - Atualizado em 26/04/2011 13h23

População reclama da falta de soluções para os problemas.
Maiores dificuldades são em relação à perícia médica
 
Segurados que procuram o INSS para tirar dúvidas sobre perícia, auxílio-doença e outros serviços reclama de dificuldades. Desde o dia 21 de março, o SPTV exibiu reportagens sobre a luta de aposentados e pensionistas na hora de requerer seus direitos. Foram entregues centenas de e-mails com dúvidas e reclamações de telespectadores para o INSS. Contudo, muita gente continua sem resposta.


2 comentários:

Regiane Alves da Rosa . disse...

Onde está o contraditório senhores redatores do jornalismo global ??? darão voz aos peritos que possuem as provas em mãos ???

onde estão as provas das humilhações nos periciados tão soberbamente difundidas ???

HSaraivaXavier disse...

1)A atividade pericial é por sua natureza conflituosa. Está escrito em todos os livros de Medicina Legal. Que aliás o Jornalista deveria ter consultado um especialista no tema. Depois, Perícia Médica não é atendimento ao público. Nem deve jamais ser confundida. A imparcialidade do ato pericial é completamente incompatível com expressões como "sentir" calor humano e carinho.
2) Os segurados reclamantes sem exceção estavam em benefício mais tempo do que o recomendado por todos os protocolos internacionais. Vide Orientações do INSS atuais. Vide recomendações de Espanha e Portugal disponíveis neste blog. Eu particularmente não vi qualquer decisão médica injustificável do ponto de vista pericial, pelo contrário, vi tempo de afastamento excessivo em todos os casos em que foram relatos.
3) Gostaria que o SPTV infelizmente tão medíocre neste caso pesquisasse quantas queixas contra os peritos do INSS nos CRM geraram alguma punição ou tiveram algum fundamento. Depois alertar que OUVIDORIA não responde por DECISÃO PERICIAL. Ouvidoria se presta para outros fins relacionados a "conduta do servidor" e " qualidade na prestação do serviço". Segurado foi entrevistado, examinado e teve seus relatórios lidos não há o que fazer. O Indeferimento é do INSS. O parecer contrário é intransferível, inviolável e vinculante. O segurado pode no entanto ter acesso ao seu próprio laudo técnico. Que aliás é impressionante como até agora EM TODOS OS CASOS DE MAUS TRATOS, HUMILHAÇÕES NÃO APRESENTAM OS LAUDOS PERICIAIS MÉDICOS. Aliás, o Jornalista sequer discute os casos com especialistas no assunto.

É com muita tristeza que vejo um profissional como o Chico Pinheiro se submeter ao ridículo. Ao barato populismo. A manchete superficial com o unico intuito aumentar a audiencia. Ouvir segurados que tiveram seus requerimentos indeferidos para saber se houve humanização? Julgar o trabalho de 7 milhões de perícias médicas ao ano porque recebeu 900 email de gente que teve a sua vontade contrariada pelo médico? Que tal pegar alguns protocolos periciais no mundo e comparar o tempo de afastamento dado? E desde quando uma decisão médica técnica é fácil de entender ou precisa necessariamente ser entendida? Será que o Chico Pinheiro sabe que a perícia- inclusive- a médica não tem como objetivo esclarecer ao periciado seu resultado e sim apresentar um laudo a autoridade? Será que num país de semianalfabetos, sonegadores de impostos, motoristas embriagados, gente que suborna e rouba diariamente, vandalos que pintam e sujam suas cidade, a palavra "quantidade de queixas" quer dizer alguma coisa?

Repúdio ao Jornalismo Parcial e Populista. Um Enorme desserviço social.