quinta-feira, 1 de março de 2012

Ministério Público tenta limitar autonomia do Ato Médico no Piauí

01/03/2012 às 14:34h
MP recomenda que sejam punidos médicos que não cumprem metas

A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina expediu recomendação administrativa à Secretária Estadual de Saúde, à Controladoria-Geral do Estado, à Diretoria do Hospital Getúlio Vargas (HGV), à Procuradoria-Geral do Estado e à Secretaria Estadual de Administração. A Promotora de Justiça Cláudia Marques da Rocha Seabra constatou que a maioria dos médicos do HGV não cumprem as metas estipuladas pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a portaria nº 138/2011, expedida pelo gabinete da SESAPI, os médicos lotados no hospital deveriam realizar, no mínimo, duas cirurgias mensais de alta complexidade e seis cirurgias mensais de média complexidade Ainda assim, todos os médicos estão sendo remunerados integralmente, ainda que não façam nenhuma cirurgia durante o mês.

http://180graus.com/brjus/mp-recomenda-que-sejam-punidos-medicos-que-nao-cumprem-metas-501346.html

http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/238505_mp_pede_instauracao_de_processo_administrativo_contra_medicos_do_hgv.html

Sem justificativa

“Contra números não há argumento”. Estas foram algumas das palavras que a promotora Cláudia Seabra usou para afirmar que não existe justificativa para um profissional médico que, por exemplo, tem meta mínima de realizar oito cirurgias por semana , e não fazê-lo, lembrando que esse mesmo profissional recebe integralmente remuneração mensal, assim como os que cumprem as metas, ou seja, não há desconto pelo baixo rendimento.

2 comentários:

H disse...

Ela, a promotora, poderia fazer uma planilha onde cruze seu salário, seu rendimento (tarefas) com o salário dos médicos e tudo o que fazem. Fica aqui o desafio. Se ela o fizer, aplaudirei.

Francisco Cardoso disse...

Como é que é? Contra números não há argumentos? E desde quando medicina se baseia em números? E se faltou material que a secretaira não comprou? E se não tem tantos pacientes assim para operar? Vamos pegar a mãe da Promotora Cláudia Seabra e botar na mesa cirúrgica mesmo sem necessidade para podermos cumprir a meta?

Que idiota. Quero ver a "produtividade" dessa promotora, mais uma que quer holofote às custas dos médicos.

Com base em que critérios técnicos foram feitas as "metas" da secretaria? Salário de servidor público é condicinado a metas?

Quantos assassinatos temos no Piauí mesmo? E quantos assassinos foram julgados? Vamos lá, promotora, mostre sua produtividade...