quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CONSULTOR JURÍDICO - A onda conciliatória

“Conciliação não é queima de estoque de processos”
Por Jomar Martins

A constatação é do desembargador Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador do Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sistcon).

Entrevista (trecho):
...
ConJur — O objetivo, então, é atacar as demandas de massa, que mexem com o social, deixando o trabalho de produzir sentenças e acórdãos para os casos realmente complexos?

Paulo Afonso Brum Vaz - Está correto o raciocínio. Tanto o Poder Judiciário estadual como o federal têm se preocupado muito com as demandas de massa. O sistema de Juizados Federais não pode processar essas demandas coletivamente. Para nós, embora tenha uma grande importância social, é um problema. Nós achamos que este tipo de processo deve ser resolvido na via consensual, porque toma tempo e impede de darmos mais atenção aos processos complexos e que não são passíveis de conciliação. Nas demandas de massa, é importante a conciliação, porque, geralmente, os valores envolvidos são mais baixos. É aquela questão de se verificar o custo-benefício da demanda para as duas partes, principalmente para os grandes litigantes. O que se paga de juros de mora nos precatórios é uma fábula. Nós chegamos a mais de 50% do valor principal, onerando os cofres públicos. Têm demandas, por outro lado, que não valem a pena. Às vezes, ganhando, o INSS acaba perdendo, porque gasta com a movimentação da sua procuradoria e máquina administrativa
....
Íntegra:
http://www.conjur.com.br/2012-fev-29/entrevista-paulo-brum-vaz-desembargador-trf

R7 - Entrevista: Paulo Brum Vaz, desembargador do TRF-4

http://noticias.r7.com/economia/noticias/entrevista-paulo-brum-vaz-desembargador-do-trf-4-20120229.html

Um comentário:

Francisco Cardoso disse...

Nao importa mais o mérito e sim se sai barato ou nao? Oba, vamos lá heltron ganhar nossa grana sem fazer nada, basta processar o INSS e pediram beneficio ao qual nao temos direito.