sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ROTINA DO ABSURDO - Confusão em Sorocaba

13/01/2012 | AGÊNCIA DO INSS

Demora em atendimento de segurados provoca confusão

Poucos funcionários e lentidão no atendimento da agência central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Sorocaba, geraram confusão no final da manhã de ontem. Policiais militares foram acionados para garantir a ordem. O órgão foi procurado pela reportagem para se posicionar a respeito da situação, porém, até o fechamento desta edição, não se pronunciou. A confusão extrapolou o bate-boca e quase chegou à agressão física.

O aposentado William Marcello, de 60 anos, e o microempresário Sérgio Luiz Cravo da Costa Rocha, de 38 anos, chegaram ao posto situado na rua Doutor Nogueira Martins para serem atendidos. William, que é aposentado há dez anos, precisava de uma revisão da aposentadoria, e Sérgio, que está com o braço direito quebrado, tinha de passar por uma perícia, já que está há 45 dias afastado do trabalho e precisa do auxílio-doença. William chegou às 11h e Sérgio meia hora depois.

O aposentado, que deixou os papéis para a revisão e terá de voltar em outra data, saiu do posto às 11h30. Antes, porém, teve um desentendimento com um dos seguranças. "Aqui só tem segurança, funcionário para atender falta. Só tem dois trabalhando. Isso é uma pouca vergonha", irritou-se. "Se a gente não fala o que está acontecendo, todo mundo acha que isso aqui está uma maravilha, e não está!"

Sérgio deixou a agência por volta das 13h. Passou pela perícia, mas antes precisou esperar uma hora e meia, discutiu com um dos supervisores do órgão e ainda teve de se explicar com a Polícia Militar. "Enquanto esperava, ficava conversando na sala com outras pessoas, até que o supervisor colocou uma plaquinha dizendo favor fazer silêncio. Aí perguntei por que a gente não podia conversar, aí ele me disse que não era contra conversar e sim contra reclamações. Então, mandei ele mudar o recado. Aí, ele gritou comigo e disse que eu estava querendo arranjar confusão e me chamou para a briga. No fim, chamou a polícia. Pô, qual é? Não fiz nada, sou cidadão, tenho endereço fixo, trabalho e ainda pago os meus impostos e o cara ainda vem me desrespeitar... Isso não pode!", reclama.

Sérgio foi vítima de uma ação inusitada. Ele dirigia o carro da empresa para qual trabalha, no dia 7 de dezembro, pela estrada que liga Boituva a Cerquilho. Eram 22h20, quando foi fechado por um caminhão e acabou caindo com o carro em uma ribanceira. "Desci para pedir ajuda em uma casinha humilde, quando vieram uns três caras e começaram a me agredir com um pedaço de pau. Me protegi com o braço direito e dizia que só queria ajuda. Mas não adiantou. Tive microfraturas e agora tive de me afastar do trabalho. Aí chego aqui para ser atendido e o cara lá quer brigar comigo. Pô, eu estou com o braço quebrado, como vou brigar...?", observa. (Fernando Guimarães)

2 comentários:

Snowden disse...

-Houve uma explosão de demanda associada com a geração de empregos que ocorreram nos últimos anos
- A media de idade dos servidores do INSS chega em 53 anos
- Ate 2014 pelo menos 50% dos servidores da casa terão para se aposentar.
- Trabalho em condições insalubres, sobrecarga psíquica, agressões, vencimentos nao atraentes;
De forma sumaria, podemos concluir que a falta de atitude e de ação daqueles que estão nos cargos estratégicos poderá levar o INSS ao colapso! É preciso que aqueles que "falam bonito", que chegaram trazendo expectativas positivas, façam por valer a fé creditada! Já se passou um tempo e fica obvio que o estereotipo "Rolando Lero" nao convence mais ninguém! Sairá destruído politicamente após esta "prova de fogo", inclusive aqueles que o nomearam nao mais o farão para cargos importantes! Quem viver verá!

Unknown disse...

Me fala uma coisa "Sérgio" essa casinha humilde estava residindo um homem e sua mulher e 2 filhos .
voçe tentou brutalmente arrombar a porta totalmente nú só nao vejo onde esses tres homens estavao se apenas tinha um homem nequela casa. voçe nao foi vitima nessa historia.

ass:(Parente dos que viviao na casa humilde e presenciador dos fatos ocorridos)