sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A PERÍCIA MÉDICA E SEU IMPACTO SOCIAL

Contaminado pelo DDT tem benefício cortado pelo INSS

Sex, 27 de Janeiro de 2011
Da Redação Do Site Agazeta.net

Sedenon Dias de Souza (39), trabalhou durante 10 anos em Rodrigues Alves. A função dele como todos os ex-guardas da Sucam, era o combate à malária, através da borrifação com DDT, produto altamente tóxico e proibido há anos no Brasil e em outros países.

Dois anos atrás, Sedenon passou a apresentar sintomas de distúrbio neurológico e a família se mudou para Rio Branco em busca de tratamento.

Na capital, o ex- agente da vigilância epidemiológica foi diagnosticado como um dos contaminados pelo DDT e impossibilitado de trabalhar, passou a receber o auxílio-doença, com o qual sustentava os 4 filhos, com idades que variam de 02 a 09 anos.

6 meses atrás, o INSS, cortou o benefício, alegando a necessidade de perícia médica a cada 3 meses. Desde então a família sobrevive de doações. Hoje (27), a esposa de Sedenon, Evanete Maria dos Santos, trocou o único ventilador que havia na casa, por uma botija pequena de gás de cozinha. “ A situação não e fácil, tem dias que bate um desespero... dá até vontade de fazer besteira. Eu vejo meus filhos com fome, pedindo um copo de leite e eu não tenho para dar”, desabafa.

A família que foi contemplada com uma das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, reside atualmente no Conjunto São Miguel, localizado no Calafate, depois de ter habitado um quarto sem janelas, onde as crianças ficavam presas o dia inteiro.

Sedenon, tem síndrome do pânico e crises de depressão. Muito fraco, quase não levanta da cama. Obtém o medicamento controlado no Hosmac, enquanto aguarda a decisão do pedido de aposentadoria especial que deu entrada na Justiça Federal.

Um comentário:

Snowden disse...

Se cortou e nAo fez a perícia e se nAo esgotou a via legal do Instituto antes de impetrar ação corre grande risco de perder pois já existe Jurisprudência nesse sentido!
O INSS pode convocar a qualquer momento: art 11 lei 10666
Esse tipo de matéria sensacionalista e parcial é pra vender Jornal, observe que o outro lado nunca é ouvido!
E sempre é alguém pintando de coitadinho e o INSS como carrasco