sábado, 28 de maio de 2011

II Fórum de Perícias Médicas II

Diretamente de Porto Alegre.
Dr Alessandro Stefanutto
O evento prossegue neste sábado com o debate sobre a judicalização das perícias médicas. O Procurador Geral do INSS, Dr Alessandro Stefanutto, surpreendeu a plateia com informações inimaginadas por sua magnitude. Surpreendeu também ao demonstrar imensa evolução no entendimento sobre as peculiaridades de nossa atividade.

Números acumulados de 2011, como o índice nacional de indeferimento da ordem de 31,85% se contrapõem ao imaginário coletivo de que a perícia indefere excessivamente. Dito ainda, pelo próprio Presidente do INSS, Dr Mauro Hauschild, que este percentual alcança os 88% quando o trabalhador periciado for desempregado, fato percebido por peritos como um desvirtuamento da finalidade do auxílio-doença e também como a valorização de sintomas, natural em quem se encontra desempregado.

O número mais eloquente foi que a revisão judicial, ou seja o sucesso do segurado na Justiça, alterando a decisão do INSS, é menor para os benefícios por incapacidade que para os outros benefícios. Apenas 4%, contraposto a 7% para os demais benefícios. Repetindo, o Judiciário, através de sua perícia independente, confirma a conclusão pericial do INSS em 96% das vezes!

Um comentário:

Hugo Miguel de Cruzeiro disse...

Fórum no Cremers, que teve palestra do presidente do INSS na abertura, discutiu aspectos éticos e legais da atividade

Com a realização de paineis e palestra do presidente do INSS, Mauro Hauschild, foi realizado o II Fórum de Perícias Médicas – Aspectos Éticos e Legais, que aconteceu entre a última sexta e sábado no Cremers. Em sua palestra, Hauschild falou sobre a perícia médica no INSS em seu modelo atual e seu futuro.

O presidente do Cremers, Fernando Matos, coordenou a abertura do evento, que teve também a palestra do segundo-secretário do CFM, Gerson Zafalon Martins, e da assessora jurídica do Cremers, Carla Bello Cirne Lima, abordando o tema Aspectos éticos e legais das perícias médicas.

Os trabalhos continuaram na manhã de sábado, com duas mesas redondas sobre a judicialização das perícias médicas. Os debates contaram com a presença de representantes da OAB e do INSS, advogados, juízes e médicos.

http://www.cremers.org.br/index.php?indice=24&&noticiaTremo=633