domingo, 1 de maio de 2011

Dia Internacional do Trabalhador: número de acidentes ainda preocupa médicos

Escrito por Felipe Pereira

Dom, 01 de Maio de 2011 00:00

Mesmo com o aumento das ações preventivas das empresas, o número de acidentes de trabalho no Brasil ainda preocupa. No Dia Internacional do Trabalhador, os cuidados com a segurança no serviço são cada vez mais importantes.

A Lei 8.213, de 1991, considera que os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço da empresa que provocam lesão corporal ou perturbação funcional, incluindo o deslocamento do trabalhador ao serviço. O especialista em medicina do trabalho, doutor Marcos Henrique Mendanha, explica quais são os tipos de acidente. “Os acidentes típicos são aqueles que ocorrem no exercício habitual do trabalho, como a queda de uma escada quando da troca de uma lâmpada na empresa, por exemplo. Já os de trajeto ocorrem quando o trabalhador está indo ou voltando do trabalho, independente do meio de locomoção”, detalha.

Não só os acidentes marcam a vida do trabalhador. As doenças ocupacionais são aquelas geradas ou agravadas pelo trabalho. As mais comuns são as doenças osteomusculares, como lesões de ombro, sinovites (inflamação da membrana sinovial, que recobre cápsulas articulares), tenossinovites (inflamação da membrana que recobre um tendão), tendinites diversas e dores na coluna. “Têm grande destaque também os transtornos psiquiátricos atribuídos ao trabalho, sendo a depressão o principal”, completa o médico.

Nenhum comentário: