sexta-feira, 13 de maio de 2011

REUNIÃO DA CUT COM MINISTRO NA QUARTA DIA 11.05.2011

NOVA CENTRAL PEDE AO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL MAIS HUMANIZAÇÃO DAS PERÍCIAS MÉDICAS

A Nova Central Sindical representada pelos diretores de Saúde e Segurança do Trabalho Luis Festino e pelo diretor de Aposentados e Pensionistas, Celso Amaral, entregaram documento ao Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, reivindicando humanização das perícias médicas, durante audiência desta quarta-feira (11)

No documento entregue algumas reivindicações como o problema da informalidade na atuação do perito médico do INSS, o problema da contestação de atestados médicos de médicos assistentes e especialistas e problemas da qualificação dos peritos médicos do INSS e o tratamento dispensado aos trabalhadores segurados.

Foram discutidas outras propostas para a melhoria dos serviços do INSS. Entre elas, a exigência de que o perito médico fundamente seu laudo, principalmente se ele for desfavorável ao trabalhador.

As Centrais Sindicais sugeriram a criação urgente de um grupo de trabalho advindo de comissão permanente com os atores da saúde do trabalhador para analisar os aspectos formais e de conteúdo do processo da perícia médica no INSS. Foi sugerido também um aperfeiçoamento contínuo no sentido de garantir a sua eficiência e transparência evitando a informalidade processual e criando elementos técnicos suficientes para a humanização da perícia médica.

Nenhum comentário: