sábado, 30 de abril de 2011

"PERITO QUER VIRAR AUDITOR" - O DIA ON LINE

Por Luciene Braga
Perito quer virar auditor

O novo modelo de perícia médica gerou resistência na categoria, que temia concessões deliberadas. Mas, agora, já começa a ganhar a simpatia da classe. Sabe-se que haverá aumento de custos no início, mas há possibilidade de trazer mais status à carreira. Os peritos, que poderão auditar processos e fiscalizar condições de saúde e segurança nos locais de trabalho, já estão defendendo uma nova carreira: auditor médico previdenciário.

O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO

O modelo de concessão em estudo pode adotar a certificação digital para o atestado médico. O médico assistente (do setor público ou da rede privada) obteria o certificado e enviaria o atestado pela Internet. Afastamentos de até 30 dias poderiam ser liberados automaticamente pelo sistema, que emitiria a carta de concessão em programa semelhante ao que gera a guia de pagamento da doméstica.

O modelo prevê afastamentos em até 120 dias sem a avaliação tradicional — hoje, 85% dos benefícios são concedidos nesse prazo. Mas o período será testado aos poucos: em 30, 45, 60, 90 dias, por exemplo. Haverá um procedimento padrão para o Código Internacional de Doenças (CID) e os afastamentos. O sistema vai analisar cada caso. Auditorias seriam contínuas. Mesmo número de CRM e CID podem acender o alerta para fiscalização direcionada.

Não estariam autorizados ao afastamento sem perícia aqueles que contribuíram menos de 36 vezes. Há também a hipótese de o número cair para 24.

Em breve, programa piloto em São Paulo e Rio Grande do Sul vai instituir o resultado da perícia, em terminal de autoatendimento, 30 minutos após a avaliação médica

Na íntegra:

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Perito quer virar auditor ou querem que virem (pergunta)

H disse...

Não vai virar e nem querem que virem. É só para facilitar a transição, evitando-se questionamentos judiciais impetrados pelos próprios peritos. Se lembram da GDAMP? Não foi assim (?): "Mas a ANMP é que sugeriu isso. Vcs estão mal representados..." Eu sou testemunha vida de ter ouvido isso.

Gustavo M. Mendes de Tarso disse...

Vai virar e querem que vire. Eu pelo menos sonho todos os dias com isso e a realidade está próxima.