quinta-feira, 17 de maio de 2012

PREFEITO ACUSADO DE DESVIO DE VERBA, NEPOTISMO E COMPRA DE VOTOS, CULPA MÉDICOS POR MORTE DE PACIENTE EM UNIDADE BÁSICA "TRAVESTIDA" DE PRONTO-SOCORRO

Como já denunciado neste Blog, o caos no SUS está chegando perto do insuportável. E os políticos responsáveis pela incompetência da gestão do sistema e culpados pelo sucateamento da saúde já escolheram o bode expiatório a quem vão culpar: os médicos (poucos) que ainda aceitam trabalhar para o SUS.

Diversos casos dessa atitude cínica de prefeitos, secretários públicos, governadores e até mesmo do governo federal já foram denunciados aqui. Agora temos mais um caso: O prefeito de Lagoa da Prata, MG, Sr. Antônio Divino, ou "divininho" para os íntimos, que é acusado de fraude em licitação pública mediante propina, tentativa de compra de votos e nepotismo e que está inclusive na mira do Ministério Público local que pediu a cassação de seu mandato veio a público recentemente para acusar os médicos que trabalhavam em uma Unidade de Pronto Atendimento pela morte de um paciente que deu entrada lá sem direito à defesa prévia ou conhecimento do caso e já dando veredito e sentença. Não satisfeito, ainda disse em entrevista para jornalistas que a população deveria ter agredido os médicos, em clara violação da Constituição Federal, de Minas Gerais e das leis locais sobre servidores públicos.

 Aos leitores, não é apenas questão de semântica a diferença de uma UPA para um PS; existe diferença de custo, pessoal e equipamentos. Uma UPA é mais barata que um PS mas não está preparada para o suporte que um PS tem que dar, mas para população vende o peixe como sendo atum, mas na verdade é manjubinha. Obviamente quando um paciente está grave ele tem que ir para um PS, não uma UPA, mas o prefeito chamou a UPA de "PS" e enganou a família do doente, que achou que estava indo a um pronto-socorro. Este fato foi denunciado pelo CRMMG em seu site.

Nada de se espantar nessa atitude do prefeito que manda bater em médicos mas que fora isso enfrenta acusações de corrupção por fraude licitatória mediante propina, nepotismo e tentativa de compra de votos.

Observando o vídeo onde ele dá uma entrevista, resta claro que a preocupação de divininho passa longe da população, seu medo seria um suposto poder político crescente nas mãos de médicos locais e fala disso abertamente aqui

A imprensa compra esse peixe de que a culpa do caos no SUS é dos médicos pois ela vende sangue pra população mas deveria voltar a ser imprensa de verdade e ao menos dar uma conferida nos salários pagos aos médicos, como os 812 reais que a Presidenta Dilma paga a médicos federais, e ai começar a ver porque falta médico para atender paciente.

Os médicos do SUS estão num beco sem saída: Se atendem como a norma ética e técnica determina, são linchados pela população que está "esperando há 2 horas". Se cedem à pressão do gestor e passam a atender rapidamente sem olhar no rosto e tratando apenas sintoma (é o que dá pra fazer em 3 minutos) são cinicamente cobrados na mídia e pelo MP por não terem "atendido dignamente", não resolvem nada pois o sintoma retorna e a pessoa fica reentrando na fila, pioram o problema pois a doença se for grave pode avançar e quando o erro ocorre, o divininho manda bater.

A única saída pros médicos no SUS é a porta da saída. Exoneração em massa, deixa a Presidenta chamar os cubanos e bolivianos para atender nesse sistema doentio. Não há dignidade na gestão do SUS. Impera o cinismo e a falsidade, pois querem esconder a verdade: os governos não querem gastar um centavo com saúde e quando gastam o fazem malfeito e com fartos casos de desvios.

Culpe-se o médico, que leva a pecha sem razão mas com merecimento pois a classe não se mobiliza para mudar esse cenário.

5 comentários:

Guilherme Linzmeyer disse...

Pessoal, admiro a inicitiava deste Blog mas é mais do que nunca preciso enfatizar a necessidade de ação imediata para barrarmos as reentrantes controvérsias que cercam nossa carreira previdenciária. Estou a dois passos do pedido de exoneração, com muita dor no coração e contas atrasadas para pagar. Até quando resistiremos em silêncio ? Será que há órgão ou sindicato que nos defende ? Aonde estão as agitações políticas destes grupos ? Aonde estão os indicativos de greve ? Baderna por baderna, então também faremos!Antes uma agitação social a ceder ao ato corruptivo que nos lambe a fronte e mostra os dentes diariamente.

Eduardo Henrique Almeida disse...

Divininho para Presidente!!

Snowden disse...

É só fazer o "Dia da Concessão"! Neste dia, o perito vai se esforçar ao máximo pra conceder o beneficio,uma vez por semana...

Snowden disse...

Que ação rapaz?!... Qualquer iniciativa tem que partir junto das amadas maIs baixas da população caso contrario nAo vai...A turma que está por cima, nAo ta nem ai com os aposentados, medicos, policiais, professores, negros, pobres! Muitos do discursos e das demandas atendidas trata-se apenas de demagogia para continuar no poder! Volte no tempo, veja o SUS?! Veja a hipocrisia das cotas nas universidades?! Por que nunc investiram na educacao básica??que é um lixo! Veja os impostos que. Classe assalariada paga pra sustentar meio mundo de gente q num trabalha...

HSaraivaXavier disse...

É desanimador.
Curiosamente as antas querem entender o Porquê os médicos não querem trabalhar no SUS. E ainda diagnosticam que se falta médico. Para ser palhaço realmente não vão achar.