sexta-feira, 6 de abril de 2012

Perícias do INSS são alvo de manifestação

Fila de espera para realização das perícias, atendimento precário por parte dos médicos e privatização de instituições de Saúde. Estes são os motivadores da manifestação de trabalhadores e movimento sindical nesta segunda-feira, que acontecerá em frente à agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a partir das 7 horas. Os manifestantes vão aproveitar a ocasião para fazer um abaixo-assinado contra a privatização da saúde por meio de Organizações Sociais (OS).

“Ao invés de melhorar os serviços de atendimento médico ao trabalhador, tem piorado”, analisa o diretor do sindicato dos bancários e integrante da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Edgar Generoso. Segundo ele, o INSS não está conseguindo garantir um rápido atendimento ao trabalhador que precisa das licenças para tratamento de Saúde. “Hoje um trabalhador que está de atestado médico, ao ir INSS para marcar perícia, em alguns casos levam até cinco meses para ter o agendamento dela. Muitas vezes o atestado é de 30 ou 40 dias e quando a perícia é marcada, o atestado já venceu”, pontua.

Além de maior agilidade nos agendamentos das perícias, outra reivindicação é pela humanização destes serviços. “O que a gente pede é que o trabalhador que está doente, que está com atestado e que tem exame que comprove a sua doença não seja olhado, como normalmente acontece, com desconfiança de que está ali fingindo, fraudando para se encostar”, enfatiza Generoso.

A mobilização tem por tema “Pela Humanização das perícias médicas do INSS e Pelo fim da longa fila de espera das perícias”.

Fonte: "A Tribuna" de Criciuma

Comentários do blogueiro:
1- Enquanto isso, o Ministro da Previdência adia a chamada dos Médicos-Peritos concursados devido ao novo plano de previdência do servidor federal. Segundo algumas fontes, a posse dos novos pode demorar até 6 meses. 

2- Novamente a tônica da "humanização", uma palavra já gasta de tanto uso e ninguém define exatamente o seu significado. Ao que parece, uma perícia mais "humana" seria aquela com resultado favorável para o requerente. 

3- De novo, o mesmo erro de se confundir doença com incapacidade, como se fossem sinônimos. Por esta lógica, todos os milhões de hipertensos e diabéticos deveriam ser " encostados" porque, afinal de contas, estão doentes. 

4- De novo, a velha crença no Atestado Médico como senhor da verdade, como se não existisse a indústria do atestado, o atestado gracioso para angariar clientela e o atestado correto, mas que não reflete uma condição incapacitante.

5- As declarações do sindicalista foram muito suaves frente à realidade que os segurados estão enfrentando. As pessoas que aguardam perícia estão literalmente passando fome, desprovidas de qualquer renda. Mas o INSS prefere priorizar suas demandas administrativas e vai segurar a posse dos novos por muito tempo. Porque o sindicalista não aborda isto? Estaria mal informado?  

5 comentários:

Snowden disse...

-Por que então já não estabelecer o que seria "Humanização da Perícia médica"? É dar o benefício?!
- Organização de Saúde é uma invenção do Governo do PSDB, do Sr. Geraldo Alckmin, bastante adotada em São Paulo. O interessante é que o acordado em relação aos exames e/ou atendimentos não é cumprido. Que trata-se na verdade de uma "quarterização" da Saúde. Que os beneficiários das OS são sempre os mesmos. Que há empresários do setor envolvidos. A título de exemplo, vejam a lista na cidade de São Paulo no endereço http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/planejamento/organizacoes_sociais/index.php?p=14921

Vejam que voces podem ter acesso aos contratos e os beneficiarios é sempre o "mesmo time". Em São Paulo já teve denuncia inclusive da vereadora Juliana Cardoso, onde é mostrado que o acordado não é cumprido e quem é penalisado é sempre a população.
- No Brasil, tudo é "esquema", "jeitinho", "quebra-galho"...
- Esse país não é sério! É uma piada!

Snowden disse...

Aqui um contrato de OS, em São Paulo capital, a título de exemplo: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/planejamento/arquivos/OS_sms/CG_17-2009.pdf

Veja que os beneficirios são sempre os mesmos, que depois contratam medicos em regime escravista, que depois não cumprem o acordado, e os preços dos seus contratos são inconsistentes com os custos operacionais onde qualquer "limitado" pode verificar...

Snowden disse...

Na cidade de São Paulo, são apenas 12 ( doze) Organizações Sociais que tomam conta da saúde:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/planejamento/organizacoes_sociais/index.php?p=14921

é 'um esqueminha..."

Paulo Taveira disse...

O que o sindicalista desconhece é que o doente dá sinais objetivos aos que o médico recohece. Ele pensa que é no olhômetro!

Eduardo Henrique Almeida disse...

Generoso