terça-feira, 10 de abril de 2012

PROTESTO EM CRICIÚMA

09/04/2012 18:40:00
INSS vai participar do Fórum de Saúde

O protesto na manhã desta segunda-feira serviu para aproximar representantes do Fórum Regional Sul de Saúde do Trabalhador, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e gerência do INSS de Criciúma.
De acordo com o coordenador da Associação de Defesa dos Vitimados pelo Trabalho (ADVT), Julio Cesar Zavadil, uma reunião entre as partes definiu que trabalhadores e INSS irão lutar em conjunto para melhorar os serviços. “A gerente Sílvia Scheffer Torres garantiu que a instituição vai participar dos encontros do Fórum de Saúde”, diz, acrescentando que o grupo representativo dos trabalhadores irá apresentar as reivindicações, que serão estudadas pelo INSS.

Além disso, o Fórum também irá buscar soluções em Brasília para as dificuldades enfrentadas pela agência da Previdência Social, que atende toda a região. “Vamos reivindicar que mais médicos sejam contratados para atender à demanda”, ressalta Zavadil. Segundo ele, a falta de profissionais foi um dos problemas apresentados pela gerência do órgão.

Julio relatou que o movimento sindical sugeriu que os médicos utilizem crachás e que câmeras sejam instaladas nos consultórios. Estas medidas dariam seguranças aos trabalhadores na hora de realizar as perícias médicas, pois as reclamações de mau atendimento e de assédio moral poderiam ser comprovadas. “Agora temos este espaço para discutir com o corpo gerencial do INSS a respeito dos problemas da região e buscar as soluções em parceria”, finalizou.


Comentário do Blogueiro:
Observem leitores que a pauta de sugestões do movimento sindical, curiosamente inclusos como temas de um fórum de "saúde", são questões que já foram amplamente apresentadas e debatidas infelizmente algumas resolvidas em desfavor do argumento e outras paralisadas no tempo. A maior parte independe do Médico. Por exemplo, a instalação de Câmaras de Vídeo nos Consultórios já foi amplamente debatida inclusive com sessão espefícia do CFM em Resposta Parecer do Ministério Público. A identificação do Perito Médico do INSS, demanda antiga, é, aliás, uma obrigação do governo e a grande maioria dos servidores entende perfeitamente. Onde estão os crachás? Da mesma forma, a falta de Peritos Médicos que se instala como uma doença crônica ligada a problemas de valorização e sustentada no engono messiânico de que um "novo modelo" resolverá. O "esvaziômetro" está a todo vapor há meses e o governo sabe. Sobre a denúncia de assédio moral, esta parece ser completamente descabida na relação Perito X Segurado que é pontual, sem relação hierárquica e impessoal. Como pode se fazer alarde e movimentos sociais sem se conhecer a origem dos próprios problemas que se deseja solucionar? Medo de descobrir e apontar que falta gestão no INSS?

2 comentários:

Snowden disse...

Heltron,
Veja que trata-se de demandas antigas e que ate hoje nao tiveram qualquer espécie de solução o que enseja além da Ingestão, a falta de interesse político para o caso! Como sempre a "balela" é sempre a mesma: mau trato, grosserias e afins! Nunca é visto o outro lado, o do perito, que também é trabalhador e vive em condições insalubres! E olha que o 1• de maio não chegou hein?!...

EDUARDO disse...

O atendimento e pessimo , os medicos sao mal educados e nao examinam os pacientes, ainda por cima te dizem....boa sorte.
Criciuma e um horror com o inss.