quinta-feira, 19 de abril de 2012

Denuncia - DESCASO! INSS DE CAMOCIM FUNCIONA SOB CONDIÇÕES INSALUBRES



PERITOS PARAM EM PROTESTO 
GERÊNCIA REGIONAL SE RECUSA A ALUGAR OUTRO IMÓVEL E PODE IR PARAR DE FAVOR NA PREFEITURA DE CAMOCIM

Desde o último dia 20 de março que o prédio da Agência do INSS vem passando por uma reforma. A obra, orçada em quase R$ 2 milhões de reais, vem sendo executada sem a devida evacuação dos funcionários, como denunciou o Camocim Online em matéria postada no dia 27 de março (AQUI). Apesar da denúncia, nada foi feito pela gerência de Sobral, responsável pela unidade de Camocim quando o assunto é dessa natureza. Mas houve sim uma mudança: a situação piorou. 

Hoje (19) cedo fomos até a Agência e constatamos a presença de usuários, entre idosos e mulheres, aguardando o atendimento na garagem do prédio, tendo à disposição apenas dois servidores: um instalado de forma precária em uma mesa na entrada principal, e o outro atendendo dentro de uma unidade móvel do órgão, enfrentando, ele e usuário, um calor infernal. E tudo isso sem banheiro disponível para as dezenas de pessoas que ali comparecem, vindas de várias parte da zona norte. Já para os funcionários, os banheiros até existem, mas sem o mínimo de condições de uso, chegando ao ponto de faltar água no destinado às mulheres. Já na parte interna do prédio, o barulho é ensurdecedor, o cheiro de produtos químicos é inebriante e altamente tóxico, ao ponto dos peritos terem simplesmente suspendido os atendimentos, sendo que isso não está sendo informado ao usuário quando ele faz o agendamento pelo fone 135. "Já é a terceira vez que venho de Bitupitá pra cá, tendo despesa, em busca de fazer uma perícia. Sempre agendo antes e quando chego, acontece isso. Me sinto humilhado", disse um usuário que estava no local.
 
O atendimento improvisado conta ainda com a falta de segurança, pois todos estão praticamente na calçada do prédio, à mercê de vândalos e de alguma coisa cair do alto, pois a reforma não para um só segundo, e a área não está isolada como reza a lei. Dizem até que se houver um acidente, o irônico, para não dizer trágico, é que a vítima seria atingida exatamente no órgão em que ele precisará passar pela perícia. Para completar o caos, o número de vigilantes teria sido reduzido de 3 para 1 apenas. Mas agora vem o absurdo maior:
Segundo informações obtidas pelo blog, o INSS tem verba para locar imóveis em caso de reforma de uma de suas sedes. Em Camocim, ficamos sabendo, bem antes dessa reforma, que dois imóveis já estavam certos para isso. O primeiro, onde funcionou até pouco tempo a Receita Federal, ficaria com os arquivos do órgão, e o segundo, para o atendimento ao público, funcionaria na residência de um ex-vereador da cidade. Tudo estava praticamente acertado entre as partes, mas algo mudou a rota da coisa e para espanto geral, fomos informados que representantes do órgão acertaram a cessão temporária por parte da Prefeitura de Camocim, do Galpão da Estação, onde geralmente ocorrem eventos. O local já estaria sendo preparado com a colocação de divisórias, e tudo estaria pronto para receber o INSS em até um mês. Acontece que nenhum funcionário, incluindo os médicos peritos aceitam a ida para tal local, pois o mesmo não dispõe do mínimo de estrutura física para atendimento, e muito menos para perícias. E pior: nem mesmo banheiros próprios eles teriam, pois os da Prefeitura, além de serem usados por seus servidores, recebem o público em geral. 

Enquanto isso, a realidade é essa que você pode comprovar na foto da matéria e em outras (AQUI) que tiramos hoje pela manhã. A pergunta que fica é a seguinte: por que não alugaram os imóveis antes do início da tal reforma e que história é mesmo essa desse acerto com a prefeitura de instalar o INSS em um galpão? sobra silêncio, descaso e desrespeito ao usuário. Acredita-se que o Ministério Público de Camocim possa ter a sensibilidade de sentir que foi provocado diante de uma denúncia farta de fatos e fotos, pois é de conhecimento de todos que várias publicações na imprensa já serviram de base para que a justiça entre em ação. Do contrário, que Deus tome de conta mais uma vez de mais essa mazela em Camocim. 

http://www.camocimonline.com/2012/04/descaso-inss-de-camocim-funciona-sob.html?m=1#comment-f
orm

2 comentários:

Snowden disse...

Será que os ... Do Ministerio publico se manifestam com esses casos ou apenas quando o Perito retém Atestado Medico endereçado ao INSS?!

Francisco Cardoso disse...

HUmm, a CUT foi lá reclamar das condições de trabalho dos servidores??

Onde está o Ministério do Trabalho? cadê a Fundacentro?? Maria Maeno, alôÔÔ!!!