sexta-feira, 13 de abril de 2012

NÃO TEM JEITO!!!

APÓS UM ANO, SPTV DESCOBRE QUE QUEM DEFINE A INCAPACIDADE É O PERITO MÉDICO E QUE MESMO DOENTE, PODE NÃO HAVER INCAPACIDADE LABORATIVA.

Parece incrível, mas o SPTV levou um ano e uma troca de apresentadores para descobrir que, mesmo que o médico assistente emita laudo dizendo que a pessoa está incapaz, quem define a incapacidade laborativa para fins previdenciários é o perito médico do INSS.

"É o perito médico que bate o martelo sobre esse assunto. Não tem jeito!" Diz em um misto de surpresa e perplexidade a repórter Maria Júlia Coutinho, na matéria.

A repórter descobriu também que mesmo se a pessoa estiver doente, não necessariamente ela estará incapaz. "Não tem jeito".

Após essa descoberta fantástica, que poderia ter sido feita ano passado mesmo, se houvesse algum interesse do SPTV em descobrir a verdade dos fatos e não apenas fazer sensacionalismo barato, o apresentador César Tralli cita que "muitas queixas chegaram à redação" sem citar quantas e sem se lembrar, ou sem querer saber, que no mesmo período mais de meio milhão de perícias foram feitas apenas em São Paulo e que nesse ano de matérias sensacionalistas do SPTV contra a perícia foram feitas 10 MILHÕES de perícias no Brasil. Quantas queixas então são necessárias para o tema "número de queixas" ser relevante?

Não interessa. Interessa mostrar dois casos, como usual, sem dar voz à contraparte e a superintendente do INSS falando o óbvio.

É, de nada adianta ficar reclamando. A imprensa tupiniquim não quer saber a verdade dos fatos. Só quer fazer sensacionalismo barato para poder aumentar o ibope. Não tem jeito!

2 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Eis um exemplo onde a apresentação do laudo médico pericial e do resultado de requerimento poderiam fazer toda a diferença para compreender este resultado.

Rodrigo Santiago disse...

O problema não é nem que eles não queiram saber.O buraco é bem mais embaixo.Simplesmente eles não podem saber.A razão disto é porque são incompetentes.Simples assim.Só quem pode julgar um perito é quem está atribuído da função de julgador porque estudou para isto e porque a lei assim define.É triste de ver um bando de gente mal informada que tem a empáfia de tentar banalizar a decisão de um perito como se, mesmo em posse do laudo médico pericial, pudessem discutir ou rivalizar em conhecimento e em autoridade com este.Chega um ponto em que tudo isto de torna ridículo e pedante.Não fazem idéia do quão difícil e complexo, de quantas varáveis são cotejadas e sopesadas para se tomar uma decisão quanto a um benefício, fazem este circo todo como se isto fosse resolver a questão, tentando desmoralizar os médicos, mas que moral têm se são mal informados e se informação é o mínimo que deveriam ter, porque conhecimento e autoridade jamais terão, somente depois que fizerem curso de medicina e tiverem alguns anos de experiência em pericias.E mesmo assim ainda é muito difícil, porque perícia é complexo, é a lida com os sentimentos, paixões e fatos abstratos misturados com elementos palpáveis das pessoas.Não é nenhum pouco fácil ou óbvio como querem fazer crer.