sexta-feira, 13 de abril de 2012

Folha.com

13/04/2012 - 09h50
Pane cancela atendimentos no INSS; perícias devem ser remarcadas

DE SÃO PAULO

Uma pane no sistema utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) interrompeu o atendimento aos segurados nas agências previdenciárias durante quase todo o dia de ontem.

De acordo com a Dataprev, empresa de tecnologia responsável pelo sistema, o problema ocorreu a partir das 9h30 e atingiu todas os postos do INSS do país. A falha, afirma, já foi corrigida.

Os segurados não puderam ser atendidos, inviabilizando a concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e o atendimento para auxílio-doença.

O instituto informou que quem foi prejudicado deve remarcar o atendimento. "Para que os usuários que não tinham condições de esperar o retorno dos sistemas não sejam prejudicados, o INSS irá considerar para a concessão dos benefícios a data da entrada do requerimento", afirmou.

Ou seja, um segurado que iria solicitar a aposentadoria ontem, mas que só conseguiu reagendar o pedido para o mês que vêm, terá direito ao benefício desde a data anterior, garantindo assim o pagamento referente a este mês.

Na manhã desta sexta-feira, a data mais próxima para atendimento da solicitação do auxílio-doença era no dia 21 de maio.

O agendamento deve ser feito pela central 135 ou pelo site do INSS na internet.

A Previdência não informou quantos segurados foram prejudicados.

Em fevereiro, último período com dados disponíveis, foram requeridos 589.618 benefícios, o que dá uma média de mais de 31 mil por dia, considerando apenas os dias úteis do mês.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1075523-pane-cancela-atendimentos-no-inss-pericias-devem-ser-remarcadas.shtml

 

Nenhum comentário: