domingo, 15 de abril de 2012

GUERRA NA PREVIDÊNCIA - VEJA 18/04/12

Da coluna Panorama Holofote, da Veja 18/04/2012
Por Otávio Cabral

Assim que voltou de Washington, na semana passada, a presidente Dilma Rousseff foi procurada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que lhe relatou uma situação preocupante. Uma disputa por poder contrapõe o secretário executivo do ministério, Carlos Gabas, e o presidente do INSS, Mauro Hauschild, ambos petistas. Há produção de dossiês e acusações mútuas de corrupção. Garibaldi avisou que, se não houver um cessar-fogo imediato, demitirá os dois e os substituirá por técnicos sem filiação partidária. Dilma pediu calma. Ela teme que a briga seja apenas um pano de fundo para o PMDB, partido de Garibaldi, conquistar mais espaço no ministério.


6 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Sendo verdadeira a matéria, ambos deveriam se explicar.

DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

XIV - São deveres fundamentais do servidor público
m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

HSaraivaXavier disse...

Boa noite.

Já tinha sido noticiado que o Cargo de Hauschild estaria no meio de uma disputa política. Tudo isso também pela mudança interna no próprio PMDB que teve mudança de seus líderes.

Talvez a classe sindicalista ligada ao PT leia-se Exmo Berzoini e cols possa estar realmente inconformada com o fato INSS ter parado nas mãos do PMDB.

Infelizmente pode estar havendo boicote de facções internas ao Hauschild o que prejudica tudo e reflete em todos. Na política da desconfiança, sabotagem e engavetamento de projetos importantes.

Inclusive os peritos podem estar prejudicados a fim de deflagarem greve geral, como já se discute, e por fim "ajudar" o PT a dominar o INSS que é estratégico para o voto da classe trabalhadora.

Uma coisa concordo com a Exma Presidenta Dilma. É muito difícil a governabilidade deste país.

Curiosamente a tal Fusão MTE e MPS parece ter sido descartada de vez.

Snowden disse...

A questão é a seguinte:
Gabas era Ministro, depois virou Secretario Executivo! Quando Hauchild assumiu a Presidência, o "combinado" era que quem ficaria dando as cartas seria o Gabas! Mas ai o "inesperado" aconteceu:
- Hauchild pegou gosto pelo poder, que subiu pra cabeça! Nas reunioes chega a chamar "peritinhos de m.." e quer aparecer agora com esse "modelo" de beneficio automático! Na politica ou vc está crescendo ou desaparecendo...e o gaúcho quer crescer pra tentar uma vaga na Câmara dos deputados em 2014! Então está medindo forças com Gabas por esta razão e o Gabas está se movImentando pra nao desaparecer pois sua gestão foi pífia e é tido como FRACO no PT!
Diferentemente o Luís Marinho que também é Petista, saiu do Ministerio e foi pra Prefeitura de Sao Bernardo! Detalhe: foi a eleição mais cara do PT a nível de município! É bem articulado e excelente negociador! Tem aprovação de 70% da população e a reeleição é tida como certa! Seus adversários na cidade, os deputados Alex Manete, Orlando Morando e Dib por trás dos bastidores já jogaram a toalha na disputa pela prefeitura "pra nao jogar dinheiro fora"!
É sO comparar:
Luís Marinho e Carlos Gabas ( tido como arrogante e péssimo negociador)
O Gabas tem que se conscientizar que politicamente ele é fraco e consequentemente tem que dar oportunidade pros melhores ou menos ruim do que ele!

Snowden disse...

Nao Heltron, as facções interna do PT : PTLM e CNB nao negociam internamente desta forma, isso em relação aos respectivos...
A questão é pessoal:
Gabas ( político fraco, desarticulado e começa a ser visto como inexpressivo além de péssimo negociador) x Hauschild ( novo, com oportunidade nas mãos, jogando as fichas no Beneficio automático pra se manter politicamente viável no partido)
O antecessor de Gabas, o Luiz Marinho dá de 10 a zero, dai o PT investir nele e tudo indica está sendo preparado pra ser Candidato a Governador de Sao Paulo! Veja que esta semana na primeira aparição publica de Lula pos tratamento, quem estava lá: Lula, Marta, MARINHO e Hadad...

Snowden disse...

Quanto a fusão do MTE e do INSS já existe fundamentação legal pra ajuda mutua...veja o Projeto que lhe mandei mas nao divulgue pois esta sendo costurado ainda e estão encontrando certa resistência em Brasília..
Vc tem noção do Lobby das Montadoras?!...

H disse...

E como cantam alguns passarinhos, no meio está a perícia médica do INSS sendo manipulada, para se fortalecer imagem de incompetente x competente. Servimos a muitos interesses, inclusive esse.