sábado, 28 de abril de 2012

Discurso ao Avesso

Os Recentes pronunciamentos da diretoria da ANMP têm preocupado mesmo aqueles associados não-políticos. Isso porque a utilização dos discursos "Pró-Humanização" e "Pós-Perícia" garantiram o despreparo representativo sob suspeita desde sempre e sendo apenas uma mera "enrolação demagógica superficial" típica daqueles que pretendem agradar para receber de sindicatos e governo escondendo as Demandas Classistas e da Realidade do Mundo Pericial incompatíveis. 

As palavras dos Representantes apresentadas pela mídia estariam como que pelo avesso num discurso autopsicoanalítico de incompetência coletiva. Entendo sim que poderiam e deveriam ter aproveitado a oportunidade para de afirmar que o maior problema, não é o "Desconhecimento do mundo Trabalho" pelos Peritos, como se sugeriu, e sim o "Desconhecimento do Mundo dos Peritos" pelos Agentes do Trabalho, que de fato o é. Do mesmo modo denunciar aquilo que realmente sufoca os associados os processos de "Anti-Humanização da perícia médica" e os acontecimentos "Pré-Perícia".

O Primeiro, a Anti-Humanização da Perícia Médica, se faz com a irresponsável e inconsequente pressão midiática e sindical com seus protestos agressivos, nocivos e lesivos sobre a imagem dos Peritos Médicos quando o grande problema,o Pré-Perícia, é esquecido: os empresários que desobedecem as normas de segurança; os Médicos do Trabalho ausentes e incompetentes; os auditores fiscais omissos e ineficientes e o SUS inoperante pior ainda. Por fim, um conjunto de (ir)responsáveis que se esquivam e calam, ou falam, como a CUT que expõe faixas nas ruas como "A Perícia Médica é Prejudicial a Saúde do Trabalhador".

3 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

É oportuno lembrar que o INSS é chamado à cena para reparar um dano capaz de impedir o trabalhador de seguir trabalhando. Antes dele, muita coisa aconteceu. O INSS é reparador do dano, o fim da linha. O pré-perícia, como bem mostrou o Dr Héltron, é que precisa ser melhor olhado. Lá estão os empresários que auferem lucros com o trabalho insalubre, lá estão os sindicatos sem força nem politização das bases para ter intens de saúde nos acordos coletivos, sindicatos que homologam recisões para que o trabalhador receba o dinheiro para, só depois, alegar que o trabalhador foi demitido doente, lá está a DRT com sua ínfima estrutura fiscalizatória, lá está o SUS com suas deficiências para tratar e que não exerce seu poder de fechar postos de trabalho adoecedores, lá está o Ministério Público do trabalho. Há muito a se fazer antes de o trabalhador ter que recorrer ao INSS, órgão que, de todos os citados, é o que melhor funciona, talvez por isso o único criticado.

Eduardo Henrique Almeida disse...

Heltron, assista o excelente Zelig, de Woody Allen e verá que existem dirigentes que se comportam como o personagem. É uma técnica voltada ao interesse de agradar para obter vantagens pessoais.

Snowden disse...

Nem a CUT está mais com a balela de Humanização da Pericia na cabeça! Veja que esses representantes da ANMP são despreparados e sem sincronia com os eventos atuais, como o Tabelão do INSS e a abordagem sobre os acidentes de trabalho na data de 28 de abril! Se o trabalhador chega ao INSS com doença profissional, há de se ver também se a empresa é cumpridora da legislação trabalhista e consequente Normas de saúde e segurança do trabalho! Não há em se querer atacar o Perito previdenciário sem atacar a genese do problema que pode estar na empresa! Cade a fiscalização? Cade o Relatório de acidente de trabalho feito pelo auditor fiscal do trabalho? Cadê a ação regressiva impetrado pela procuradoria federal nos casos em que a empresa é negligente? Cadê? Cadê?? O pessoal tem o foco voltado no INSS pois é o único que funciona, ainda que com todas as dificuldades!