terça-feira, 27 de setembro de 2011

Será que aceitam a desculpa: "Foi mal Seu Procurador é que só tinha 20 minutos para fazer o serviço"?

PROCURADORIA DA REPÚBLICA QUER SABER DAS JUSTIFICATIVAS PARA O NÃO ENQUADRAMENTO DOS BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS.

Audiência realizada no dia 26/09/2011 na sede da PGR-MPF/RN com Participação de Procuradores da República, Procuradores do Trabalho, Gerente Executiva do INSS, Chefe de SST/GEXNAT e Perito do INSS (denunciante) decidiu por:

1) Implantar Comissão de Médicos do Trabalho (3) para analisar, por amostragem, a frequência dos acidentes de trabalho nas 5 maiores empresas no âmbito da Gerência.

2) Analisar as Justificativas dadas pelos Peritos para afastar a incidência do nexo técnico epidemiológico previdenciário (verificar como se condederam como previdenciário um benefício que deveria ser acidentário), com vistas a concluir pela existência ou não de inconsistências em desfavor do segurado e em prejuízo da referida autarquia previdenciária, apurando-se o percentua correspondente.

3) Ao cabo desse trabalho, o INSS comunicará ao MPF/MPT  da sua conclusão, quando será marcada nova reunião par apresentação dos dados apresentados

4) O INSS adotará desde já medidas administrativas visando uma nova sistemática permanente para controle médico administrativo (motivação, legalidade, contraditório etc) na realização das Perícias no âmbito da GEXNAT, devendo-se desde já provocar as instâncias administrativas com vistas a implementar esta nova sistemática de controle (autorização pela instância competente para celebração de TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA, estrutura permanente de controle etc.)

* Embora o fato e os motivos sejam reais, o texto acima não corresponde a cópia fiel do documento original. Foram retirados alguns nomes e apresentados apenas o principais trechos e pontos.

Comment:
Dão uma Pedra para um camponês lutar contra um exército Romano. Um anzol para pescar uma Baleia. Não liberam os Peritos para fórum de discussão de saude do trabalhador e congressos porque o atendimento é sempre prioridade. Não lhe deram consultórios adequados. Não deram cursos e nem recursos para a função do Perito. Até poucos meses atrás dezenas de gerências não tinham reuniões técnicas Não lhe dão condições para investigar e estudar. Não conseguem sair da agenda para visitarem empresas. Não lhes dão tempo suficiente e ainda recorrem na justiça contra a tentativa da autonomia. Mas na hora que o onça bebe água... a culpa é somente sua Perito. Cuidado com o que faz ou deixa de fazer.

BARBAS DE MOLHO

6 comentários:

WASHINGTON LOPES disse...

Lendo um pouco sobre a luta diária dos peritos neste blog, entendo bem a ideia de vitimização colocada num post há algumas semanas.
Não me levem a mal, mas por que diabos são peritos, afinal? Não são médicos, a vocação não é para medicina? Deixem essa barca afundar ou parem de lamúrias, como se fossem os maiores coitadinhos da sociedade. Credo em cruz!!!

R disse...

Há anos que não temos reunião técnica em minha gerência, não somos liberados para congressos, se demoramos em um atendimento há sempre um administrativo controlando o nosso SGA e ainda por cima jogam o NTEP nas costas dos peritos!!!

R disse...

Realmente esse Washington aí não entendeu nada até hoje...

HSaraivaXavier disse...

Temos fatos, números e gráficos. A faca que me foi apontada era bem real. Vitimizacao?
Os hematomas do Dr Oscar Pignone na entrevista logo abaixo parecem bem reais.

Há dezenas de blogs, comunidades, alias toda a imprensa para falar mal dos peritos. Não seria justa a existência de um único contraditório? Tanto é que estas por aqui...

Francisco Cardoso disse...

WASHINGTON, entendo sua postura, mas não deixamos de ser médicos e perícia médica é especialidade médica. Estamos na luta e muitas coisas já foram ganhas, mas o nosso maior prazer é ver a coisa ser bem feita e bem trabalhada. Se os heróis da independência tivessem fugido do país para uma República estrangeira, não seríamos o país que somos hoje.

Pensador disse...

Dra. RPT,


Concordo que as atribuições são muitas, mas a são para todos incluindo os administrativos que citasse.

As cobranças também são grandes e as do SGA são para todos. Ou acha que isto só acontece com você?

Agora, reunião técnica é um assunto importante que precisa ser fortalecido e realizado com a freqüência correspondente a realidade de cada Gerência. Entendo a importância de existirem mais peritos para fazerem mais perícias e da importância da abertura de vagas para redução no prazo da agenda.Mas as reuniões técnicas permitem trabalhar os profissionais para a qualidade destas perícias. E assim, consegue-se também a redução do prazo da agenda, com maior qualidade e satisfação para o perito, para o INSS, para o servidor Administrativo e para a Sociedade.

Quando trato de reunião técnica não precisamos escrever aqui que é para ser uma reunião técnica mesmo e não uma reunião para tomar cafezinhos e discutir assuntos superficiais. Tem que ter casos concretos para fazer valer o tempo dedicado.

Pensador