segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CAMARA DOS DEPUTADOS

19/09/2011 08:56

Trabalho avaliará qualidade da perícia médica do INSS

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará nesta terça-feira (20) audiência pública sobre a qualidade da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O debate foi proposto pelos deputados Vicentinho (PT-SP) e Walney Rocha (PTB-RJ). Eles dizem que muitos trabalhadores relatam injustiças dos peritos, que às vezes trabalham simultaneamente no INSS e como médicos do trabalho de empresas. Para eles, essa situação contraria o preceito ético de imparcialidade, além de favorecer um preconceito predominante há décadas no INSS – o de que o trabalhador é um fraudador que simula doenças para obter benefícios.

Os deputados afirmam também que é sob esse tipo suspeição que milhares de homens e mulheres fragilizados por estar feridos ou adoecidos são avaliados pela perícia.

Por outro lado, afirmam que os médicos peritos muitas vezes trabalham sem motivação, pois se sentem desvalorizados e mal remunerados.

Foram convidados para o debate:
- o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho;
- o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild;
- a pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) Maria Maeno;
- o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo;
- o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila.

A audiência será realizada às 14h30, no plenário 6.


Da Redação/WS

3 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Avaliará? Como? Maria Maeno avaliando qualidade de perícia? Nunca fez uma... Ministro de Estado? Ora francamente...

Regi disse...

O presidente do CFM deveria levar consigo um representante da ANMP e um do Sindicato da Carreira ! onde eles estão? ? ? ? ? ? ?

Cadê a ética do Presidente e do MIn. da Previdência em chamar a parte mais interessada sobre o tema para expor a real situação da pericia previdenciaria brasileira e para corrigir as asneiras que serão ditas? ? ? ? ?

Regi disse...

Cadê a Dra. DIRSAT ? ? ? ? ? ?