terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A LIBERDADE ESTÁ AMEAÇADA

O blog Perito.Med tem sido muito visitado como espaço de adquirir informação altamente especializada. Rapidamente tornou-se uma voz importante de todos que fazem a perícia médica. Por aqui diariamente são expostas as vísceras e os vícios dos sistemas envolvendo peritos médicos. Das más-condições de trabalho às agressões. Das denúncias coletivas graves aos aspectos técnicos da arte da perícia médica. Qualquer bom trabalho se reconhece pelo resultado. O blog recebe homenagens de muitos que enviam emails para o peritomed@hotmail.com. Infelizmente na mesma proporção, tem causado muita dor de cabeça para pessoas que não suportam o poder da informação. E este espaço dá este poder aos leitores. Na verdade rouba de poderosos e os distribui para os mortais. E o poderoso, quando se enfraquece, se torna violento. O blog Perito.Med está sendo violentado e todos peritos estão pagando a conta. Você autorizou o pagamento de uma ação contra este blog?

A fonte do poder dos tempos modernos não é mais o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos. Ler, saber e aprender são verbos mais poderosos que ter, comprar e vender. Tanto o é que o Wikileaks – domínio eletrônico que divulga informações confidenciais vazadas de grandes empresas e governo – é alvo de incansáveis ameaças. Não há dúvidas, atingir poderosos tem um alto preço. O crescimento vertiginoso e incomparável do Perito.Med passou a causar grandes incômodos e ira para muitos que detêm o poder erguido sobre o que é escondido e suspeito. O motivo deste post é dizer que o espaço está sob tensão. Estamos acusados de manipular você que está lendo isso.

A ANMP – associação nacional dos peritos médicos da qual sou delegado eleito por votação direta e unanimidade – através dos seus diretores, mesmo tendo enviado vários emails garantindo que não haveria nenhum tipo de prejuízo com a retomada do domínio por seu legítimo dono há nove meses, anda processando este blog. A consagração da política interna opressora que andou expulsando, calando, e intimidando todos os opositores políticos. Que não suporta o convívio com o pensamento oposto. Existe uma tentativa de frear o livre acesso aos dados por vocês leitores. Coincidentemente na véspera do processo eleitoral para eleger nova diretoria.

Ela acusa o seu espaço diário - Perito.med – de manipular você e subestima a sua inteligência de todos os que fazem a perícia médica:

“[...] além de induzir terceiros a erro e provocar a confusão do conteúdo veiculado no domínio perito.med.BR com as informações oficiais da ANMP, o réu lançou, no antigo domínio da Associação, diversas injúrias à ANMP, na tentativa de macular a imagem da entidade classista. Primeiramente, o réu afirmou que o atual Presidente da Associação comandou uma greve “sem nenhuma vitória, mas com muitos retrocessos e perdas irreparáveis [...]”.
Acusam-nos de acusar e denunciar irregularidades nos gastos dos associados, de dizer para a sociedade que a greve teve um mau comando, de insinuar que a decisão do recebimento de salários na greve fora comprada do poder judiciário e usar imagens indevidas e lutar contra a própria perícia médica.

Querem impedir o direito à livre expressão como na ditadura militar. Bloquear o acesso a informação que todos vocês hoje têm e testemunham. Pior, querem que nós paguemos por isso sem nos consultar e mesmo contrariando o próprio estatuto. Querem colocar uma venda nos olhos da democracia. Amarrar as mãos da transparência. Torturar os números, as datas e os nomes. Querem impedir o ponto de vista do Perito.Med alegando que "possuem a verdade". Ora, um homem que diz possuir a verdade com convicção é fraco e mentiroso. Não existe verdade absoluta senão a liberdade. Como diria Rui Barbosa: “A imprensa livre é o dever da verdade”. Querem calar a sua - comentários - e a nossa voz - postagens. Querem interditar o único espaço para a opinião pública interagir diretamente com os peritos médicos. Onde podem ouvir o que ouvimos. Ver o que vemos. Falar o que falamos.
Querem afrontar a sua liberdade do conhecer e saber
A liberdade está AMEAÇADA. E o Perito.Med também.

Um comentário:

H disse...

Dr. Heltron,

Apoio a liberdade de imprensa e discordo frontalmente das alegações da diretoria da ANMP. Eu, como perito, acho que essa gestão teve saldo negativo em termos de ganhos para a carreira. Os peritos carregam a carreira nas costas e seria melhor que a atual diretoria da ANMP, deixasse a associação o quanto antes.
Esse Blog é independente e a atual diretoria da ANMP não vai amordaçar as várias bocas dissidentes e que possuem o direito de se manifestar onde desejarem. Meu protesto contra essa truculência anti-democrática.