terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CARTA AO LEITOR - SINDROME PÓS-POLIOMIELITE

O Blog PeritoMed recebe muitos e-mails diários. Elogios, críticas e muitas, mas muitas dúvidas. É impossível na nossa rotina responder a todos, embora sejam lidos. Recemos ha cerca de 1 semana este email de um leitor que resolvemos respondê-lo: 

"Caros senhores,

Acompanho com dedicação o blog de vcs. Me solidarizo com a luta da categoria. Mas como segurado do INSS tenho dúvidas quanto à isenção do trabalho de perícia, nem tanto pelos peritos, mas sim com o orgão.

Pois bem, há dois anos fui diagnosticado com SPP CID-10 G14, tenho laudos, exames, atestados, etc... E há 18 meses venho recebendo o auxílio-doença, mas, não tive acesso as informações, mas tenho quase certeza que não estou recebendo auxílio por essa doença.

Por fim, gostaria de saber de vcs se já há alguma instrução dentro do INSS sobre a Sindrome Pós-Poliomielite. E se há, quais os fundamentos para aposentadoria.

Grato. 18/01/2011
ANTONIO DE PÁDUA"

Resposta:
Sim existe uma Orientação Interna que trata do assunto e material técnico repassado aos peritos.
Confira clicando abaixo:


A Síndrome Pós-Póliomielite (SPP) é uma desordem do Sistema Nervoso que se manifesta em indivíduos que tiveram poliomielite, após, em média, 15 anos ou mais, com um novo quadro sintomatológico: fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares e nas articulações, resultando em uma diminuição da capacidade funcional e/ou no surgimento de novas incapacidades. Alguns pacientes desenvolvem, ainda, dificuldade de deglutição e respiração.

Nos casos em que o Perito Médico concluir pela existência de incapacidade laborativa para o trabalho, causada pela Síndrome Pós-Poliomielite- SPP, esta deve ser considerada como entidade mórbida diversa de seqüelas pós-poliomielite, tendo em vista as características clínicas, principalmente o seu tempo de surgimento tardio, sobrepondo-se às seqüelas consolidadas.

A solicitação de informações ao médico assistente e/ou parecer de especialista (neurologista, fisiatra), são instrumentos auxiliares para subsidiar a decisão médico-pericial, inclusive na indicação de reabilitação profissional.

Até que a Organização Mundial da Saúde inclua a SPP na Classificação Internacional de Doenças- CID, deve ser utilizado o código CID-10 - G 96.8.
 http://peritomed.files.wordpress.com/2010/09/outros_procedimentos_de_pm.pdf (pg 23-25)

ORIENTAÇÃO INTERNA Nº 143 INSS/DIRBEN, DE 19 DE JUNHO DE 2006.

Disciplina a conduta médico pericial relativa à Síndrome Pós-Poliomielite.
http://peritomed.files.wordpress.com/2010/09/oidirben143.pdf
MEMORANDOS SOBRE O TEMA S.P.P.
http://peritomed.files.wordpress.com/2010/09/mcgbenin01.pdf

http://peritomed.files.wordpress.com/2010/09/mcgbenin18.pdf

http://peritomed.files.wordpress.com/2010/09/mcgbenin06.pdf

12 comentários:

Unknown disse...

Boa noite meu nome e Selma tenho 46 anos tive pólio mielite com 24 hs de nascida tenho sequela na perna esquerda,artrose no joelho esquerdo ,tendinite artrose e derrame osseo no ombro direito e lesão no labral e dendinite no quadril direito alem disso sinto muita dor no isso da coxa e da tibia dor essa de queimação e e como se os meus issos estivessem esmagagados gostaria de saber se eu cinsigo me aposentar obrigado

Unknown disse...

Boa noite meu nome e Selma tenho 46 anos tive pólio mielite com 24 hs de nascida tenho sequela na perna esquerda,artrose no joelho esquerdo ,tendinite artrose e derrame osseo no ombro direito e lesão no labral e dendinite no quadril direito alem disso sinto muita dor no isso da coxa e da tibia dor essa de queimação e e como se os meus issos estivessem esmagagados gostaria de saber se eu cinsigo me aposentar obrigado

Anna Câmara disse...

Prezado, li o texto em momento bastante oportuno. Pretendo entrar com requerimento de aposentadoria por invalidez com base na síndrome de pós poliomielite (SPP). Atualmente a síndrome já é reconhecida como doença pelo CID-10 (código B91). Vi que as orientações internas postadas são do ano de 2006. Gostaria de saber se existe alguma orientação para os peritos que seja recente, depois da inclusão da doença no CID-10. Seria de fundamental importância para meu requerimento. Por favor, entre em contato comigo: arncamara@gmail.com

Unknown disse...

Olá! me chamo andre andresantos.pormeusul@hotmail.com venho pedir ajuda (socorro) eu tenho 47 anos tive polomelite com um ano de idade fiquei com sequela na perna direita, sempre trabalhei mas com carteira assinada foi desde 2004, por motivo de uma torcida na perna em 2014 rompi parcialmente o musculo da perna direita na altura da cocha os músculos dessa perna são fracos devido a poliomielite eles são mais gordura do que musculo então o medico me afastou do trabalho durante os três primeiros meses que eu estava afastado rompi novamente o mesmo musculo centimetros abaixo da primeira roptura. Bem fiz o tratamento repouso fisioterapia tudo que me foi passado pelo ortopedista graças a Deus as lesões cicatrizaram mas para mim mesmo a partir dai que começa o problema eu nunca senti nada de dor nessa perna me doía mais a esquerda por sustentar o peso do meu corpo do que a direita propriamente dita depois da roptura despertou uma dor terrível na coxa que desce até o joelho que corre para canela desce e sobe é horrível mesmo uso um aparelho ortopédico desde os 14 anos hj não consigo colocar ele sozinho minha esposa é quem coloca e tira hj tomo banho sentado hj ando com duas moletas meu olho esquerdo baixa quando me sinto cansado do nada tenho fadiga que preciso me deitar para passar o cansaço faz 1 ano e alguns meses atraz que comecei a sentir falta de ar só a noite de 4 a 5 vezes por mês tenho estrangulamento do carpo tenho tendinite minha perna direita não aquece no inverno é uma pedra de gelo e o inss me liberou baseado nas lesões de roptura que já cicatrizaram ai entrei judicialmente tb me negaram aposentadoria pq já cicatrizaram as lesões tenho meu carro nessa ultima renovação da carteira o detran exigiu que eu adaptasse meu carro deixando a perna direita sem atividade por motivo da perna não ter força me colocaram o cid e tudo mais ai o juiz entendeu se eu dirijo eu posso trabalhar ( Deus se o detran fez com q eu adaptasse o carro por motivo da sequela na perna pq o juiz diz que eu posso trabalhar quer dizer por eu ser deficiente não posso ter um lazer um momento de descontração por ter carro eu tenho q trabalhar?)tanto o juiz quanto o inss se deteram nas ropturas que cicatrizaram e não na sequela que começaram a aparecer depois desse fato hj 11-08-16 durante o dia estava correndo atrás de marcação de pericia novamente q ficou marcada para o dia 26-08 próximo amanhã vou atraz do medico do trabalho novamente depois no ortopedista e assim vou nessa agonia já estou a 2 meses fora do inss vou arriscar dia 26 na nova pericia ver se ganho o beneficio e estou a zero financeiramente tenho esposa e três filhotes uma com 18 outra com 7 e o bebê com 4 ( fiz vasectomia esse ano )então quem puder me dar orientação por favor espero urgentemente, que deus nos abençoe bju no coração!!!

Vetartegosto disse...

Oi meu nome é Yvete,sofri o vírus da pólio quando tinha nove meses de idade ,hoje tenho 58 anos .Fiz várias cirurgias para correção da perna direita.Trabalhei alguns anos e parei quando me casei,tive dois filhos.Nao consegui me aposentar e agora tenho que usar uma órtese.Alguem usa e sabe me dizer se realmente auxilia melhorando os sintomas da pós pólio?

Unknown disse...

Bom dia..meu nome é Elielza...tenho 34 anos...quando tinha 5 anos tive paralisia infantil..e no decorrer dos anos sempre encontrei fificuldade...nunca tive uma vida normal caio cm facilidades..a minha perna esquerda nao sinto ela totalmente. Quando fico muito tempo em pe ou dói muito dar fraqueza..nao posso ficar no frio...etc..entao sempre foi ao médico e ele sempre me orientava afazer caminhada e fisioterapia..e sempre fiz...mais quando fazia isso eu sofria mais ainda de muita dor..passo ate 3 dias sem poder andar...e nunca tive o conhecimento do que eu tinha...achava que meu problema fosse resolver cm médico ortopedista...mesmo forçando minhas pernas fazia isso pra ficar boa pra mim trabalhar..pois nunca consiguir trabalhar...esta cm 2anos que estava sentindo algo diferente nas minhas pernas dor cm mais frequencia..fraqueza..ja no mês de setempro desse ano foi piorando..as massagens e remédio pra dor nao estava fazendo efeito..e começou paralizar minhas pernas..e dor 24h..foi a primeira vez no neuro entao foi quando soube que sofrir pos poliomelite..
Fiquei arrazada porque nunca pode imaginar que isso poderia voltar cm o tempo...antes ainda conseguia cuidar da minha casa agora nem isso posso fazer...a dor nao passa...se andar doi mais ainda..e perdir mais ainda o movimento da minha perna...
Então gostaria de saber o que eu devo fazer?
Se tenho direito em um auxilio doença ou aposentadoria?

confusão disse...

Todos aqui procurem um advogado previdenciário. O Cid da Spp é G14, podem pedir aposentadoria pq na época o governo tinha a vacina mas não foi competente para dar a todos.
Vcs tem direitos procurem eles.

Unknown disse...

Tenho a spp desde os 2 anos de idade trabalho mas gostaria de me aposentar por invalidez.pq estou perdendo as forças e sinto muitas dores

Unknown disse...

Tenho a spp desde os 2 anos de idade trabalho mas gostaria de me aposentar por invalidez.pq estou perdendo as forças e sinto muitas dores

Unknown disse...

Tenho sequela de pólio omielite desde de criança sempre trabajeit serviços incapacitado pela mas hoje sofro com desgaste físico tive de entrar justiça federal pra ter benéfico auxílio doekca desde abril 2014 mas agora INSS que volte trabalhar pedindo pra recorrer trinta dias sendo que agora teve piora do meu quadro clínico muita dor coluna pernas não consigo ficar muito tempo em pé e sentado que faço por fsvor mande resposta e-mail hebano05@hotmail.com

Unknown disse...

Olá bom dia meu nome e Sandra,tenho 36 anos e com 12 tive poliomielite,fiquei paralítica pouco mais de um ano voltei a andar mas fiquei com sequelas na perna direita.
Já fiz varias cirurgias e estou prestes a fazer outra,a algum tempo tenho sentido muitas dores na perna esquerda,coluna,muito frio,câimbras,esquecimento dentre outras coisas.
Ontem dia 21/07/2018,descobri que estou com a síndrome pôs pólio,quando eu eo médico suspeitávamos de uma inflamação no ciátio,por meio de um exame descobri,confesso que estou muito abalada e decepcionada porque os médicos não nos orientam sobre tudo isso que estaria por vir.
Recebo um auxílio doença,devo dar entrada na aposentadoria? Se puder me responder desde já agradeço. Um abraço

PROF. VERONILSON disse...

Alguém tem uma orientação mais recente sobre o tema spp aposentadoria?