quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ataque ao direito de informar

Numa semana em que a TV revive O Bem Amado, outro personagem baiano está em evidência máxima, até com pedido de impeachment. É o que se vê nos debates calorosos entre peritos. Acontece que o presidente da entidade resolveu reeditar a estratégia de 2008, quando foi vitorioso nas eleições.

A tática em 2008 foi criar um factóide, armar um flagrante usando terceiros e encomendar denúncia a uma quarta pessoa. Confessou em juízo que agia pensando nas eleições. Assim expulsou seu vice e, nos seus delírios, suposto opositor eleitoral. Se deu bem, já que os delegados da ANMP não conseguiram sequer debater o assunto; foram impedidos, e seu ato prevaleceu. Dois meses depois montou uma comissão de sindicância composta de amigos, na tentativa de legitimar a punição JÁ APLICADA. Também admitiu em juízo a extemporaneidade da comissão*. O assunto corre na Justiça, que ainda não se pronunciou. Seu vice ficou 6 meses sem seus direitos e seu cargo e, como anunciara, não participou das eleições, sequer indiretamente.

Recentemente, em novembro, pensando nas eleições de 2011, o presidente da ANMP, ingressou em juízo usando a entidade, com a finalidade de calar esse blog e extrair dinheiro do proprietário do domínio www.perito.med.br. O ato foi secreto, já que omitido da revista oficial da ANMP, de custo não revelado, infringiu frontalmente o Art 7o do Estatuto que proíbe ações judiciais sem conhecimento e aprovação dos associados e, de tão frágil, foi RETIRADA pelos próprios autores, 45 dias depois.

Para alguns, a atitude parece carlista, para outros fascista mesmo. Calar os discordantes, humilhar e impingir custos a associados que financiam a entidade, ganhar eleições a qualquer custo. Apresentando-se como arauto da verdade, dirigiu-se a 5.400 peritos, por mala direta, dando sua versão dos fatos e expondo a inicial da ação (versão do autor), omitindo que DESISTIRAM após 2 despachos contrários do juiz, portanto sustentando fatos não comprovados como sendo verdade, pura má-fé.

O blog continuará como um espaço alternativo, democrático, para que diversos colegas continuem se informando e outros se valendo dele para, responsavelmente, exporem suas ideias e opiniões. Não conseguiram nem conseguirão nos calar. Viva a liberdade de imprensa e de expressão! Viva a Democracia!

------
*PS. Mesmo admitindo judicialmente que a tal comissão de sindicância foi posterior à própria condenação/aplicação de pena (não prevista no estatuto), a revista ANMP em Foco insiste em afirmar o contrário na ementa referente à ação que o vice moveu.

3 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Aqui se dá direito de resposta. Se alguém desejar exercê-lo e prestar esclarecimentos será bem vindo.

H disse...

Apoio a liberdade de imprensa e discordo frontalmente das alegações da diretoria da ANMP. Eu, como perito, acho que essa gestão teve saldo negativo em termos de ganhos para a carreira. Os peritos carregam a carreira nas costas e seria melhor que a atual diretoria da ANMP, deixasse a associação o quanto antes.
Esse Blog é independente e a atual diretoria da ANMP não vai amordaçar as várias bocas dissidentes e que possuem o direito de se manifestar onde desejarem. Meu protesto contra essa truculência anti-democrática.

EU POR MIM MESMO disse...

" CRIA CUERVOS Y TE SACARÁN LOS OJOS!!
ABAJO LOS GUSANOS.!