segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PONTO DE VISTA - PROTESTO CONTRA UM DISCURSO "PARADOXAL E DESAGREGADOR"

Gostaria de alertar sobre o discurso do Exmo. Presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), veiculada no site do CFM, do último dia 27/01/11, por esse ser no mínimo paradoxal e desagregador. Paradoxal pois, se por um lado ele parabeniza a fusão entre ABML e SBPM, por outro faz questão de reafirmar a "primazia" da entidade que representa, a ANMP, mostrando total desconhecimento da realidade médico pericial atual e ignorando inclusive outras carreiras, como a dos médicos legistas que, há anos, muito anteriormente a criação da carreira de médico perito previdenciário, já têm sua profissão regulamentada nas legislações estaduais.

O aspecto desagregador reside no fato de tentar "isolar" a perícia médica previdenciária das demais atividades médico legais ou médico periciais, colocando-a até como "mais complexa" e justificando a afirmação pela "força da lei que criou a carreira de médico perito previdenciário". Ora, qualquer médico perito ou médico legista, jamais pode se esquecer que, na esfera pública, sua atividade só existe por força de lei ou norma jurídica que o equivalha, atuando única e exclusivamente para suprir as demandas das autoridades requisitantes. Também devemos nos lembrar que, do ponto de vista técnico científico, independente do foro em que se situa (previdenciário, criminal, cível,administrativo,ou securitário), a atividade médico legal ou médico pericial deve sempre seguir princípios doutrinários comuns.

Entristece-me o fato de uma opinião tão inoportuna, vindo justamente daquele que deveria ser um elo de fortalecimento e união da classe médico legal e médico pericial como um todo, tenha sido veiculada logo no site do nosso CFM. Talvez não fosse a hora de também divulgarmos as opiniões dos nossos representantes da ABML e da SBPM??

Abraços a todos,
Gerson C. Cavalcante Jr.
Presidente do Departamento de Perícias Médicas da Associação Médica MG.

Nenhum comentário: