sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NOVO MODELO

10/02/2012
Veja as doenças que terão auxílio sem perícia do INSS

Juliano Moreira do Agora

Os problemas de fraturas, dores na coluna e nos músculos, e os transtornos mentais, como a depressão, deverão estar entre as principais doenças que participarão do novo sistema de pagamento de auxílio do INSS sem perícia.

A Previdência já começou a testar o novo modelo, que dispensa o segurado de passar pelo perito quando o afastamento for de até 60 dias.

O novo modelo valerá em todo o país em 2013.

Segundo o INSS, juntos, esses problemas representaram mais da metade dos auxílios-doença concedidos pelo instituto entre janeiro e novembro do ano passado.

(...)

"A análise do afastamento é muito individual. O efeito colateral de um remédio, por exemplo, pode deixar um trabalhador por mais tempo em casa", diz Francisco Cardoso, diretor do Sindicato Nacional dos Peritos Médicos do INSS. Para ele, o novo sistema pode acabar concedendo o afastamento a quem não precisa e deixar de fora quem precisa do benefício.

(...)

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

A nota acima reverberou na internet hoje. Chama a atenção o aspecto especulativo da mesma. Observem que, de uma só vez, o Jornalista entra no terreno pantanoso e perigoso de relacionar diagnósticos médicos com tempo de afastamento além de arriscar a dizer que o novo modelo poderia envolver metade das perícias quando o próprio Hauschild falou sobre 14%.

Snowden disse...

Se vc coloca os Cid. M, F, S e C nAo sobra quase nada! Veja as listas A, B, C das doenças ocupacionais e NTEP anexas do decreto 3048...e como ficara esses casos?

- e se o perito vai fazer auditoria e conversão em B91? Vai receber como auditor?

Eduardo Henrique Almeida disse...

A avaliação da incapacidade deve ser SEMPRE individualizada. Ainda que haja uma recomendação de tempo de recuperação por doença, sabemos que não existem doenças; existem doentes.
Incapacidade ou capacidade são valores que levam em conta gênero, idade, co-morbidades, acesso a tratamento, motivação, possibilidade de reabilitação, situação trabalhista e tantos outros fatores.
VDM.