sábado, 23 de julho de 2011

MAIS UMA VEZ IMPRENSA ABORDA QUESTÃO MÉDICO PERICIAL DE FORMA SENSACIONALISTA E INFUNDADA

Nos últimos dias 21/07/11 e 22/07/11 a TV Record Minas, veiculou "matérias jornalisticas", em seus programas "Balanço Geral" e "MG no Ar", com o seguinte título: "Professora Obrigada a Catar Lixo para Sobreviver".

Em um primeiro momento pensamos se tratar de alguma questão abordando os baixos salários da educação, porém para o nosso espanto a "matéria" trazia a "estória dramática" de uma professora portadora de "doenças gravíssimas (fibromialgia e psoríase)" que tinha sido aposentada por invalidez pelo Estado e "injustamente" não obteve o mesmo êxito, após se submeter a perícia médica no Instituto de Previdencia dos Servidores Públicos Municipais de Sabará- Sabaraprev.

A "matéria jornalística" vai além e classifica como absurdo o fato de que uma perícia "hieraquicamente superior (do Estado de MG)" a julgou inválida e outra "inferior (Municipal)" "não seguiu a mesma decisão".

Para fechar com chave de ouro a "reportagem" mostra a "professora inválida" percorrendo as ruas de Sabará, realizando no mínimo uns cinco movimentos de tronco (abaixar e levantar) e também ao lado de uma pilha de cerca de um metro e meio de papelão catados por ela, que diz: "não consigo levantar os braços para sequer pentear o meu cabelo".

Para tentar emendar o soneto o apresentador ao final fala: "Muitas pessoas vieram falar que a professora demonstrou que estava forte para trabalhar, mas isso não é verdade, os vizinhos levam o lixo para ela até a sua casa e ela cata lixo só ao redor de seu quarteirão"

Caros colegas peritos, precisamos urgentemente municiar a imprensa e a população com informações corretas sobre a nossa atividade e os critérios de uma adequada avaliação médico pericial!!!

3 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

É, Cavalcante, mas aí a imprensa não gosta não.

Francisco Cardoso disse...

A imprensa marrom nao quer nem saber...

Cavalcante disse...

É parece que o que pessoal da imprensa deseja é mesmo "dramatizar" a situação, sempre em favor do periciado, tratando a pericia com visão meramente assistencialista .
Penso que nós médicos peritos ainda carecemos de entidade forte e atuante, que represente a perícia médica como um todo, monitorando junto à mídia esse tipo de matéria e enviando notas de resposta/ correção aos absurdos veiculados.
Infelizmente as entidades que atualmente dizem representar a Perícia Médica (ABML, SBPM, ANMP, etc) parecem estar bem mais preocupadas em garatir vantagens e privilégios de pequenos grupos, do que em efetivamnte defender a bandeira da causa médico pericial!!!