quarta-feira, 20 de maio de 2015

COMUNISTA DEFENDE A PERÍCIA MÉDICA NO SUS

Jandira defende perícia médica no SUS durante votação da MP 664

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali, defendeu na quinta-feira (15) o compromisso da presidente Dilma Rousseff de vetar os dispositivos da MP 664/14 que permitam que a perícia médica do INSS seja feita, por meio de convênio, por outros órgãos públicos e entidades privadas, como o Sistema S.

Apesar de ser autora de um destaque que pretende manter a possibilidade de perícia apenas nos órgãos e entidades públicos ou que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS), Jandira disse não se preocupar com a aprovação do destaque, uma vez que já há o compromisso de veto da presidente: “Por isso, vamos manter a posição de não aprovar o destaque, contando com o compromisso de veto”, finalizou.

Segundo a parlamentar, a perícia médica deve continuar como competência do SUS: “Concordamos em manter no SUS, porque o trabalhador que mora a 800 km da capital tem que se deslocar para acessar a perícia. Por isso, aceitamos centralizar para o sistema público que é muito mais amplo que o Sistema S”, afirmou.

Fonte: sigajandira.com
 
 

Um comentário:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Em 2004 a então deputada Jandira Fhegali foi atuante como membro da Frente Parlamentar da Saúde da Câmara contra a terceirização da Perícia Previdenciária e a favor da carreira pública. Não há razão lógica para apoiar que o SUS, cuja missão assistencial sequer é minimamente cumprida, acumule a atribuição previdenciária para a qual não tem preparo nem vocação. Desde a CF de 1988 a Assistência Médica, a Previdência e a Assistência Social se separaram para melhor cuidares de suas especificidades. Superposição de competências não é desejável a nenhuma administração, até mesmo a da panela.