segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Continua o atraso para marcação de perícias médicas em Blumenau

Quem marca hoje uma perícia médica no INSS de Blumenau só deverá ser atendido em novembro. O atraso se deve ao pequeno número de peritos na agência da cidade. São 10 médicos que conseguem atender três mil pacientes por mês,  cerca de 1200 ficam de fora todos os meses.

Segundo a gerente executiva do INSS de Blumenau, Marilú Scalambrini, o número ideal de médicos teria que ser de 20. A possibilidade de um mutirão para reduzir o tempo de espera foi descartada pela gerente. Ela garante que em breve o edital para a contratação de novos médicos deve sair.

A demora por atendimento para perícias médicas em Blumenau não é recente, desde o ano passado, os segurados do INSS passam por dificuldades para o atendimento após a marcação. A situação mais crítica foi registrada quando os peritos de todo o país cruzarm os braços.

Em junho do ano passado, os profissionais iniciaram uma paralização que durou quase três meses.

http://www.radionereuramos.com.br/noticias/default.aspx?s=4&codigo=9942


15/08/2011

Pacientes aguardam três meses para conseguir consulta com peritos do INSS

Por Gabrielle Ravasco

Pacientes que precisam consultar com médicos do INSS, devem conseguir agendar a perícia apenas para novembro. Blumenau já contou com 27 médicos, hoje são 10 peritos ativos para atender a demanda de 3 mil pacientes por mês. Os outros 1200 ficam de fora sem conseguir a consulta todos os meses, acumulando para o próximo mês. A falta de profissionais é um problema no município.

O Vale do Itajaí tem o 3º maior índice de beneficiário por incapacidade do país, perdendo apenas para Curitiba e Maceió. Com a população de cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas// 254 mil são beneficiários pelo INSS, quase 20% da população.
http://www.tvbv.com.br/canais/saude/pacientes_aguardam_tres_meses_para_conseguir_consulta_com_peritos__do_inss.html

10 comentários:

Snowden disse...

chama os terceirizados...

Snowden disse...

será que não conseguem ninguem, pagando a bagatela de R$ 23 mangos? Tirando os impostos, fica R$ 13 mangos no bolso do "expert".

Rodrigo Santiago disse...

Que absurdo! 20% da população do Vale do Itajaí em benefício por incapacidade? Curitiba também liderando a fila? Eu tinha uma outra percepção e impressão sobre a região sul do país...agora fico já em dúvidas....dúvidas...bom, mas não posso cair na tentação fácil de fazer julgamentos precipitados sem conhecer a realidade laboral e profissiográfica da população, além da peritográfica também.

Esta "fuga" exagerada do desvio padrão pode ter uma explicação de repente que não esteja relacionada com fraude, graciosismo, trambiques e outras coisas do gênero devido à idiossincrasias próprias da região e suas variáveis, MAS QUE É DE SE ESTRANHAR não dá para negar.Por isto é importante a auditoria, por isto defendemos a transformação da carreira em auditoria médica previdenciária.

A análise estatística simples destes dados poderia ensejar um aprofundamento maior pelo auditor acerca das possíveis explicações que justifiquem 20% da população estar encostada em benefícios por incapacidade

Anderson disse...

Acho que são até mais os beneficiários. Temos quase 100% de cobertura previdenciária no Vale do Itajaí/SC. Beneficiários = BI(aux doença, apos invalidez) + aposentadorias (idade, tempo de contribuição)+ aux.acidente + pensões + etc.
Impressionante como vem um colega, com um dado que não sabe nem se é verdadeiro ou não, dizer que tem 20% de "encostados" e inferir fraude.
Mais respeito doutor!
Anderson
APS Blumenau

Vandeilton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Santiago disse...

Veja bem, Anderson: não estou ACUSANDO ninguém e nada, não creio estar sendo desrespeitoso, pois deixei bem claro, como você mesmo disse, através de INFERÊNCIAS, que isto poderia sim ser uma POSSIBILIDADE, MERA POSSIBILIDADE, nada mais que isto.Se o caro colega quis ler ou também INFERIR outra coisa além disto, creio que inferiu em demasia, porque o que eu quis dizer é o que está escrito, nada mais além disto!

Eu sempre tive para mim o povo do sul do país como exemplo superior de ética, de respeito, de caráter.Sempre admirei tudo que vem do sul do país.As melhores empresas, as mais bem geridas em sua grande parte estão no sul do país.Grande parte da inteligência do país está no sul do país.Talvez isto tenha reforçado o meu ESTRANHAMENTO.Perceba que não estou acusando ainda ninguém de fraude, apenas levantando esta como sendo uma das possibilidades sim, afinal somos médicos e formulamos hipóteses baseadas em raciocínios e evidências, o que é muito diferente de dizer categoricamente que isto se deve a uma fraude.

Recapitulando o que eu escrevi, verbis: " bom, mas não posso cair na tentação fácil de fazer julgamentos precipitados sem conhecer a realidade laboral e profissiográfica da população, além da peritográfica também.

E mais, logo a seguir: "Esta "fuga" exagerada do desvio padrão pode ter uma explicação de repente que não esteja relacionada com fraude, graciosismo, trambiques e outras coisas do gênero devido à idiossincrasias próprias da região e suas variáveis, MAS QUE É DE SE ESTRANHAR não dá para negar.Por isto é importante a auditoria, por isto defendemos a transformação da carreira em auditoria médica previdenciária.

Rodrigo Santiago disse...

A análise estatística simples destes dados poderia ensejar um aprofundamento maior pelo auditor acerca das possíveis explicações que justifiquem 20% da população estar encostada em benefícios por incapacidade "

Não sei como o colega pode ter entendido ou lido que posso ter sido desrespeitoso, pois deixei claro que não poderia fazer julgamentos precipitados para que se possa saber quais VARIÁVEIS poderiam explicar esta idiossincrasia da região sul em relação à média da população em BI no Brasil, o que justificaria a carreira de auditoria para tentar esta minha hipótese do campo de mera INFERêNCIA e passá-lo para o campo da cientificidade e dos fatos comprobatórios.Eu não seria leviano ao ponto de, baseado nesta estatística isolada, rotular toda a população do sul de fraudadora.Afinal, por detrás desta estatística deve haver não uma , mas várias razões que eu desconheço, que eu não tenho acesso para fazer qualquer julgamento a respeito, que seria precipitado.

Não é nenhum pecado hipotetizar e levantar reflexões que conduzam a ações.Não é nenhuma extrapolação que alguém chegue a ESTRANHAR que 20% da população do Vale do Itajaí possa estar em benefício por incapacidade, já que (pelo que sei) a estatística do Brasil (que já é o dobro da de paises dito desenvolvidos, é de pouco mais de 2%, ou seja, seria então 1000% do que a média Brasil.Quais as razões para isto?O senhor saberia relacioná-las uma a uma?Eu não sei nenhuma, por isto achei estranho e levantei a hipótese de que UMA DAS EXPOLICAÇÕES POSSÍVEIS para isto fosse fraudes, ou senão, uma das variáveis.Apenas uma auditoria poderia demonstrar isto mais corretamente e retirar esta hipótese do campo da mera inferência.Bom, uma das razões(importantes) o senhor já explicitou, que é a cobertura previdenciária.Mas, será que somente isto explicaria tudo? Não sei! Por isto trabalho com hipóteses e incertezas enquanto não houver dados que expliquem formalmente a estatística.

Outra coisa: o senhor diz que a estatística referir-se-ía a todos os benefícios previdenciários, e não apenas aos benefícios por incapacidade.Porém, o que eu entendi do texto é que a estatística referir-se-ía apenas aos benefícios por incapacidade.Colaciono a seguir o trecho do texto publicado no blog: "O Vale do Itajaí tem o 3º maior índice de beneficiário por incapacidade do país, perdendo apenas para Curitiba e Maceió. Com a população de cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas// 254 mil são beneficiários pelo INSS, quase 20% da população." Bom, pelo texto PARECE ou dá-se a entender que 20% seriam só de BI.Mas pode ser que ou eu tenha lido errado ou o autor do texto não tenha sido bastante claro e tenha misturado as coisas.

Rodrigo Santiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HSaraivaXavier disse...

Olha,
Sinceramente Anderson, acho que seja motivo de preocupação. Também não havia nada de errado em Maceio até mês passado quando 3 peritos foram presos e respondem criminalmente. Eu acredito que os números falam o que tentamos não acreditar.
Barbas de molho para vcs aí. A PF pode estar tentando solucionar este mistério.

Anônimo disse...

Uhu! Êta Braziuuuuuuuuuuuu...

Situação de guerra civil no Vale do Itajaí!

20% da PEA oficial incapaz para o trabalho!

Prá quê trabalhar? Prá quê?

Bota na conta da Previdência...

O Bolsa-Benefício vai cuidando de tudo e todos!

Brasil - Um Benefício para Todos!