terça-feira, 9 de agosto de 2011

Realizada Audiência no MPF-SC

MPF realiza audiência pública para avaliar qualidade de atendimento do INSS (Florianópolis)
09/08/2011

O Ministério Público Federal promove nesta terça-feira, dia 9, uma Audiência Pública para avaliar a qualidade de prestação do serviço público no atendimento à população pela Gerência Regional de Florianópolis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O evento organizado pelo procurador da República Maurício Pessutto será aberto à comunidade. A audiência pública acontece amanhã, às 14 horas, no auditório do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPE/SC), localizado na Rua Bocaiúva, nº 1750, no Centro Executivo Casa do Barão, em Florianópolis.
Em reunião realizada na sede do MPF, em junho deste ano, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal em Santa Catarina (Sindprevs/SC) relataram ao procurador Pessutto as más condições de trabalho e as dificuldades que encontram os servidores do INSS para o desempenho de suas atividades no âmbito da gerência de Florianópolis.
Entre os problemas apontados, os representantes do Sindprevs/SC destacaram que a carga de trabalho é estafante, com alta demanda a ser atendida por poucos servidores, que o sistema eletrônico utilizado pelo INSS é lento e funciona mal, e que os servidores encontram-se sob intensa e contínua pressão, sendo confrontados diariamente pelos segurados, que se sentem ofendidos pela demora no atendimento.
Outro problema a ser abordado na audiência é a espera para as perícias. Segundo o sindicato, no dia em que foi realizada a reunião com o MPF, já estava sendo aberta a agenda de perícias para setembro de 2011, o que implica mais de dois meses e meio de espera. O agendamento de atendimento, conforme o Sindprevs, também é demorado, sendo que há agências que já estão agendando para julho de 2012. Os representantes do sindicato relataram ainda que houve evolução no número de processos represados (sem análise), passando, no período de um ano, de 122 mil para 140 mil.

Nenhum comentário: