quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HUMANIZAÇÃO: PALAVRA MÁGICA

Há um crescente clamor por atendimento “humano” na previdência. A grande maioria das queixas recai sobre o atendimento pericial.

Porém, o que seria humanizar o trabalho pericial quando NÃO HÁ SEQUER ENTENDIMENTO DO QUE SEJA TAL TRABALHO ?

Se há confusão entre as atividades médicas de PERÍCIA E ASSISTÊNCIA, completamente diferentes?

Se não se verifica um movimento de conscientização e informação sobre a PREVIDÊNCIA, seu caráter contributivo, embora com firmes princípios calcados na solidariedade ?

O QUE É UMA PERÍCIA HUMANIZADA ?

PERÍCIA HUMANA É PERÍCIA CORRETA, REALIZADA POR PROFISSIONAL INTEIRAMENTE CAPACITADO
PARA A TAREFA QUE REALIZA.

PERÍCIA HUMANA É ATIVIDADE INTELECTUAL COMPLEXA QUE DEMANDA O INTER-RELACIONAMENTO DE UMA SÉRIE DE SABERES MÉDICOS E NÃO MÉDICOS.

PERÍCIA HUMANA NÃO É O PREENCHIMENTO DE CASELAS DE UM LAUDO MÉDICO “PRÉ-PRONTO” E “ENGESSADO” QUE NÃO PERMITE AO PROFISSIONAL EXPRESSAR SUAS CONVICÇÕES DE MANEIRA COMPLETA.

PERÍCIA HUMANA DEVE DURAR O TEMPO DE OUVIR E O TEMPO DE BEM INFORMAR CADA PERICIADO RESPEITANDO SUA INDIVIDUALIDADE.

PERÍCIA HUMANA É ATENDER COM ÉTICA E EMPATIA, SEMPRE BUSCANDO RECONHECER DIREITOS DE QUEM OS POSSUI.

PERÍCIA HUMANA TAMBÉM É NEGAR O BENEFÍCIO INDEVIDO, POIS HÁ UM BEM MAIOR A PROTEGER: A CONTRIBUIÇÃO DE MILHARES DE CIDADÃOS QUE TALVEZ NUNCA SENTEM NA FRENTE DE UM PERITO PREVIDENCIÁRIO.

QUE PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA A SOCIEDADE BRASILEIRA QUER E PRECISA ?

Este é o debate amplo que ENTENDEMOS COMO URGENTE. Deveria envolver todos que, de alguma forma, se relacionam com a Previdência/INSS

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