sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NOTA DE PESAR - MEDICOS BRASILEIROS DE LUTO


"É com profundo pesar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) informa a perda do nobre colega e liderança do movimento médico, Francisco das Chagas Dias Monteiro, conhecido como Chico Passeata. “Siga, de mãos dadas, o caminho da esperança e busque a paz”, com estes versos de autoria dele, os médicos brasileiros se despedem do homem que lutou bravamente por um mundo melhor.

Sanitarista, grande defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e do serviço público no país, ele atuou como militante contra o regime militar e foi preso político em 1964. Admirado pelo seu caráter e firmeza de posições, Chico Passeata se converteu em exemplo para diferentes gerações de médicos e profissionais da saúde.

Chico tinha um vasto currículo, tanto como médico como sindicalista. Foi conselheiro do CFM (entre 1999 e 2002), participou do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CRM-CE), atuou como representante dos médicos no Conselho Nacional de Saúde (CNS), presidiu o Sindicato dos Médicos do Ceará, entre vários outros cargos. Por onde passou, defendeu a democracia, a ética, os direitos humanos e o bom exercício da Medicina.

A contribuição do médico sanitarista vai muito além do Ceará, onde colaborou como profissional junto à Secretaria Estadual de Saúde. Chico Passeata participou do movimento pela reforma sanitária - ao lado de Sergio Arouca, considerado "o eterno guru da Reforma Sanitária" -, ajudando a construir o modelo assistencial existente no país.

Alegre, brincalhão, sempre solidário, sua figura sorridente ficará na memória dos que o conheceram. Impossível esquecer do chapéu panamá, companheiro sempre fiel, e da veia poética, expressa em dois livros: Sobrevivências e Contraponto.

Em abril de 2010, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), do qual se recuperava. No entanto, ele foi acometido pelo câncer, causa de sua morte, ocorrida na madrugada do dia 12 de agosto, em Fortaleza (CE), aos 63 anos. O corpo de Chico Passeata está sendo velado desde 10h00, na Funerária Ethernus. Às 16h00, está prevista realização de missa no local, sendo que o enterro deve acontecer por volta de 17h00, no Cemitério Parque da Paz."
 

Nenhum comentário: