sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ASSÉDIO MORAL DO MPF CONTRA OS MÉDICOS TEM QUE SER DENUNCIADO.


Quando leigos investidos em cargo de poder resolvem aparecer na mídia às custas do sacrifício de uma classe ou da indevida intromissão em tema socialmente relevante, o resultado só pode ser uma catástrofe.

Os leitores deste BLOG já acompanham as peripécias do MPF perseguindo tresloucadamente médicos peritos em todo o país. Aceitam até denúncias de BANDIDOS, desde que seja contra médico perito. Já se outorgaram o direito de estabelecer diretrizes para médicos, já discutiram se uma perícia deveria ser em 10, 15 ou 20 minutos, já até ensinaram aos médicos, no auge da audácia e da falta de noção, que uma perícia é diferente de uma consulta, pois na perícia "já vem tudo prontinho".

Não são apenas os peritos. Médicos em geral são vítimas país afora desse tipo de perseguição. Não estou tentando santificar a profissão, existe muito médico ruim e muita coisa a ser averiguada, mas quando o holofote, a notícia fácil e sem compromisso e o desejo de aparecer falam mais alto, começa-se uma perseguição insana e uma indevida intromissão dos agentes da justiça na área da Saúde.

Passa-se a perseguir o médico por tudo. Se ele está atendendo mas é o único médico para 200 pessoas e uma pessoa cansa de esperar, o médico é preso, se ele passa a atender rápido sem nenhuma estrutura e comete alguma falha, é preso, se ele falta ao plantão, mandam prender em casa, se não tem vaga em UTI, ele é preso, se ele pede exoneração o promotor consegue liminar IMPEDINDO-O de se demitir, no que levou o Estado Brasileiro a ser acusado de trabalho escravo pela OIT.

O absurdo não é nem a perseguição em si, é a disparidade dos pesos dados: Ao servidor médico que recebe mal, trabalha sem condições, é pressionado por metas e é abusado de todas as formas, o holofote está em cima. Até querer que o horário de chegada e saída e nome do profissional esteja aberto para o público ver querem (Mas tenta fazer isso com os promotores pra ver o que eles vão alegar...).

Mas cadê a perseguição ao Governo que abre edital pagando 700 reais a neurocirurgião? Ao governo que não aplica as verbas da Saúde adequadamente? Ao governo que mantém rede de atendimento podre, sem nada, sem funcionário, largando a população a viver de atendimento de PS? Governo cuja política de saúde é ambulância para a capital? Cadê a perseguição aos que não equipam as unidades, aos que não contratam o número adequado de médicos, aos que deixam a população sem laboratório, mamógrafos, tomógrafos?

Ah, perseguir governo não dá IBOPE, o bom é perseguir médico, classe invejada e por muitos almejada, que todo o ano bate recordes de candidatos/vaga nos vestibulares...

Reparem onde o MPF prefere estar numa hora dessas:
(Leiam a ação aqui.)

Diriam alguns:" -Ora, como bobagem caro blogueiro? É mais um ato nobre, pedir remédio para a população!!"

Pois é mais uma medida sem nenhum sentido, pensada por leigos sem a menor fundamentação técnica, mas que gerou muito holofote.

O MPF sabe como funciona essa droga? Sabe que se você aplicar esse remédio após 4h30' a chance de causar um AVC hemorrágico fatal é enorme?

Sabe do curtíssimo intervalo de tempo para poder administrar esse remédio? Sabe das contra-indicações?

O que que adianta forçar o MS a gastar bilhões comprando alteplase pro País inteiro se os pronto-socorros não tem tomografia? Se os que tem, a maioria vive quebrado ou não tem contraste ou bomba infusora?

O que que adianta ter o remédio se não tem neurologista no PS? Ou Neurocirurgião para tratar o AVCH? Ou pior, não tem sequer PARA ONDE mandar o paciente se o mesmo precisar de um cirurgião!

Que adianta, se as equipes de PS não são treinadas? Se são forçadas a atender 10 pacientes por minuto sob pena de agressão física? Se a população não foi educada a rapidamente levar o paciente com déficit neurológico súbito ao PS?

Me diga, MPF, o que que adianta ter o remédio se o Governo não dá estrutura e treinamento para que o mesmo seja adequadamente usado?

Cadê a ação do MPF contra os gestores do SUS? contra os prefeitos e governadores?

O que vai acontecer agora? Simples: O MPF vai se perguntar: Ué, se tem o remédio, por que o médico não usou? Cadeia nele!!

E assim vai a vida, promotores se fazendo às custas da classe médica. Até quando o CFM,a AMB e os Sindicatos médicos vão aceitar essa perseguição? Até quando a classe médica vai aturar esse abuso sem uma devida resposta?

6 comentários:

H disse...

Gerente de APS no estado de SP, foi denunciado (provas testemunhais de 4 pessoas) por ter humilhado, caluniado, coagido e assédiado perito publicamente, com discurso ideológico de esquerda, contaminando a isenção esperada do serviço público federal. Foi chamado pelo MPF. Hoje declara que a procuradora federal está do seu lado pelo simples fato de que acha que os perito do INSS precisam de "um corretivo nacional pois estão muito insubordinados".
Fato: por meses obrigava os peritos da APS a permanecer além do horário (todos pediram e conseguiram redução para 6h)para realizar perícias que eram atrasadas de proposito para causar o tumulto. No dia do evento, chamou o perito de "médico de merda", "pessoa sem coração" , aconselhou a segurada a denunciar o médico pela sua recusa de permanecer além do horário. Todos podem perguntar: Mas custava quebrar o galho? O problema é que foi quebrado por meses, até que o perito perdeu a paciência e percebeu a sacanagem proposital. E o gerente disse: "seu compromisso é com o segurado e não com o horário". Ou seja, traduzindo, perito médico não tem direitos trabalhistas. O banco de horas era bloqueado pelo próprio gerente que exigia hora extra.

Francisco Cardoso disse...

Um canalha desses tem que ser processado quantas vez for necessário, e um bestafera desses adora dizer que "os promotores" estão de seu lado, falando em nome de terceiros...

Quem está insubordinado e precisa de um corretivo é o chefete dessa APS.

Snowden disse...

Acho que no fundo todos tem aquele desejo intimo de ser médico. Daí vem a frustração, daí vem a perseguição, por não ter conseguido, fica com aquele vazio...

Patricia disse...

hj à tarde um colega, com 65 anos de idade e 38 de casa, foi covardemente agredido por um suposto "incapaz". Foi necessario força de 3 seguranças para conter o "incapaz" que socava e estapeava o colega, já caido no chão. Na tentativa de protegê-lo, acabei sofrendo também contusões no rosto e na cabeça. O colega, depois de ir à policia civil e federal, foi para o IML, junto com uma segurança que também se feriu.
O Fulano? foi levado algemado para a delegacia de policia civil, mas já deve estar em casa e rindo...
As nossas salas ficaram bastante danificadas, meu teclado foi para o chão, e as outras 2 salas tiveram papeis e documentos dos segurados rasgados e pisoteados. temos rota de fuga, o colega tentou sair por ela, mas o "incapaz" foi mais rápido.

Regi disse...

Pois é, em minha APS obrigamos ao chefe da APS que abrisse um livro-Ata para registro de ocorrências. Desde sua implantação as tentativas de calunias feitas por periciados contra médico perito foram imediatamente relatadas e tendo como assinaturas testemunhais: 2 peritos Médicos, um funcionário ADm e o chefe da APS.

RESULTADO: Sucesso total.
As denúncias tb foram prontamente reportadas á PF (que incrédula,não acreditava que nós ,Peritos,eramos tão agredidos física e verbalmente.

Comentário do delegado federal: "nós aqui só recebiamos reclamações dos pacientes e quase nunca de Peritos,o que dá a impressão que realmente vocês peritos são os agressores ".

MORAL DA HISTÓRIA: FAÇAM LIVRO-ATA (INTERNO NA APS) E DENUNCIEM DE IMEDIATO OS FATOS À PF.

Pare o atendimento Médico-Pericial imediatamente e vá à PF. Você não acumulará laudos para o dia seguinte; Você irá se proteger,além de mostrar que você foi o ofendido/agredido,o que lhe servirá de prova posteriormente pois ,se você,Perito,nao o fizer, o periciado o fará, e você não tendo provas será tido como, no mínimo como o culpado de não "atender bem" as pessoas,e talvés,ser processado ADM e Judicialmente (e sem prova alguma caso não faça a bendita ocorrência).

Regi disse...

EM CASO DE AGRESSÃO OU AMEAÇA:

1 - PARALISE IMEDIATAMENTE O TRABALHO POR MOTIVO :FALTA DE SEGURANÇA;

2 - REPORTE O OCORRIDO NO LIVRO-ATA E COLHA AS ASSINATURAS DAS TESTEMUNHAS (CHEFE DA APS,2 MÉDICOS PERITOS E 1 ADM);

OBS: SE O CHEFE DA APS NÃO COMPARECER DURANTE A AGRESSÃO OU MESMO NÃO QUISER ASSINAR,ISTO CONSTARÁ NO LIVRO-ATA E ELE RESPONDERÁ POR DESÍDIA FUNCIONAL E RESPONDERÁ ADM POR ISTO.

3 - FAÇA A OCORRÊNCIA Á PF IMEDIATAMENTE.