quarta-feira, 25 de maio de 2011

Personagens de um "sistema previdenciário" de um certo "país"

Dr. Perício: exerce atividades de alta complexidade e grande responsabilidade, e geralmente é detentor de boa formação técnico-científica e elevada qualificação. Costuma ser perseguido, humilhado, torturado, injustiçado dentro e fora do local de trabalho.

Senhor Previdêncio: velhinho, cansado, trabahou durante quase toda a sua existência, tendo-se aposentado após trinta e cinco anos de contribuições ao sistema previdenciário público. Sofre para sobreviver com a minguada aposentadoria que recebe, sem reajustes justos e merecidos.

Maria Requerência: hábil simuladora, vive peregrinando de agência em agência e passando por vários Médicos Assistentes visando à obtenção de atestados e eventuais exames complementares para usar em perícias médicas. Fez poucas contribuições ao sistema previdenciário e, tão logo adquiriu carência (todo o processo, desde o início, foi orientado por "advogados"), começou a apostar na lotaria das perícias, inventando doenças diversas em sua busca desesperada pelo "encosto".

João Benevício: foi contratado para "trabalhar" na empresa de um parente. Após pouco mais de um ano, fartou-se do serviço e passou a pensar em alguma maneira de dar-se bem... Conheceu Maria Requerência em um bar. Ela o apresentou a um "advogado" e ao Burrócrates (funcionário de uma agência). Aprendeu as manhas e conseguiu aposentar-se por "invalidez", mimetizando quadro psiquiátrico "grave". Há doze anos encostado, gosta de viajar e esporadicamente faz "bicos" diversos para aumentar sua renda, embora viva com medo de ser denunciado e ter o seu benefício "cortado"...

Burrócrates: conhece muitos "advogados" e intermediadores, e é muito procurado por requerentes. Odeia o Dr. Perício e vive tentando sabotar o trabalho dele e incitando os requerentes a agir com violência contra o Médico. Não sabe e não entende nada sobre Medicina e perícias médico-legais, mas gosta de dar pitacos e de controlar!

Rabulegis: "advogado" e intermediário, faz a ponte entre muitos requerentes e o Burrócrates, e é bem parecido com ele, agindo de forma similar ao parceiro e "amigo".


Os personagens estão aí. Agora só falta alguém criar o enredo da história!

Qualquer semelhança com pessoas e fatos da vida real é mera coincidência.

Um comentário:

Gescelio disse...

Bom... pra cada Burrócrates existem cem Competêncios (administrtaivos dedicados que estudam dioturnamente, se pautam pela ética e são eficientes em indicar o direito devido ao segurado/cliente).

O problema é que Competêncios não têm FG ou DAS...