terça-feira, 10 de abril de 2012

FAKEBOOK INTERNATIONAL - Se acontecesse aqui importaria para alguém?

'Ilha dos Cegos' gera polêmica na Grécia

Por JAMES ANGELOS

A ilha grega de Zakynthos, há muito conhecida por suas ruínas venezianas e seu mar azul-turquesa, ganhou uma fama nova — a de "ilha dos cegos".

James Angelos/The Wall Street Journal

A ilha de Zakynthos, na Grécia. Autoridades estão investigando um número implausível de solicitações de benefícios de previdência por cegueira.

O ministério da Saúde da Grécia está investigando Zakynthos, depois que autoridades locais descobriram registros mostrando um número muito alto, que elas dizem ser implausível, de pedidos de seguro de previdência para invalidez por cegueira.

Cerca de 1,8% da população da ilha, de 39.000 habitantes, pediu o benefício no ano passado, segundo o ministério da Saúde. A porcentagem é cerca de nove vezes maior que a incidência de cegueira estimada para muitos países europeus, conforme estudo de 2004 publicado pela Organização Mundial da Saúde.

Entre os que pediram benefício por cegueira em Zakynthos, disse uma autoridade local, incluem-se um motorista de táxi e um caçador de pássaros.

Zakynthos tornou-se um símbolo da corrupção generalizada que teve um papel na derrocada financeira do país. "Parece que os 'cegos' de Zakynthos só enxergavam a cor do dinheiro", disse um artigo no jornal grego "Ethnos".

Mas a ilha não está sozinha, segundo autoridades do ministério da Saúde, que dizem que a fraude nos pedidos de benefícios por invalidez é um problema em todo o país, que custa ao governo centenas de milhões de euros por ano.

A Grécia, sob pressão dos credores internacionais, está intensificando os esforços para combater a corrupção e reduzir os gastos. Mas a repressão à fraude previdenciária, manchada por denúncias de manobras políticas e falta de exatidão, demonstra a dificuldade dessas tentativas de reforma.

Alguns beneficiários por invalidez sendo investigados reclamam que lhes restam poucas opções, agora que as medidas de austeridade entraram em vigor e com as pensões e os salários cada vez menores no país.

O prefeito de Zakynthos, Stelios Bozikis, falando em um programa de entrevistas na TV, disse que moradores, irritados com a blitz nos benefícios e outras reformas financeiras, lhe atiraram iogurte em um evento recente. Ele disse que considerava isso "uma honra".

Na tentativa de eliminar as fraudes, o ministério da Saúde grego exigiu recentemente que todos os cidadãos do país solicitando benefícios por invalidez se registrem em um banco de dados centralizado, comparecendo pessoalmente ou enviando um representante. O registro resultou em 36.000 pedidos a menos do que em 2011, disse o ministério da Saúde.

O ministério alega que esses pedidos abandonados eram fraudulentos, com muitos casos de vários pedidos para a mesma invalidez, ou pagamentos para beneficiários mortos. O ministério também afirma que alguns médicos aceitaram dinheiro para dar diagnósticos falsos, e alguns políticos locais aprovaram os benefícios para ganhar apoio da população. O órgão disse ainda que está fornecendo informações aos promotores públicos sobre as áreas sob suspeita de ter nível alto de fraude. Segundo o ministério, apenas 190 pessoas se registraram, entre as cerca de 700 que vêm recebendo o benefício por cegueira em Zakynthos.

Embora as autoridades governamentais louvem os esforços para reprimir a fraude, algumas pessoas temem que a campanha possa estigmatizar os deficientes. "A imagem de pessoas com deficiência projetada nos meios de comunicação tem sido absolutamente insuportável", disse Yannis Vardakastanis, presidente da Confederação Nacional das Pessoas com Deficiência, da Grécia.

O vice-ministro da Saúde, Markos Bolaris, que assumiu o cargo em meados do ano passado, disse que o novo programa visa permitir que os limitados recursos do país beneficiem os verdadeiros necessitados. Os governos anteriores deveriam ter descoberto a fraude, disse ele. "Se antes isso não importava para alguns, para nós, hoje, tem que importar."

4 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Vivendo e aprendendo

1) Em todos os lugares do mundo existe que seja desonesto na doença
2) Também existem que ganhem com isso médicos, atravessadores e servidores públicos
3) Sem monitorização epidemiológica é muito difícil a suspeita de fraude.
4) É extremamente difícil provar fraude na invalidez, pior ainda sem investigação externa
5) A situação socio economica reflete diretamente na "incidencia" de tentativas de fraude. Se confortável, efeito reverso, ajuda a banalizar o crime;
6) Quem ousa suspeitar de tais inválidos é considerado inimigo público

Snowden disse...

NAo é isso!
Pela foto, vc vê que a ilha é belíssima! Então talvez com um potente estimulo visual para "o cego voltar a enxergar"...E já tem casos de reversão total hein?!...
Veja que o Grego também "é ligeiro" que nem o brasileiro o que acarretou a falência do país!
Deveria existir na verdade uma "politica de Investigadores" pra pegar o mentiroso no pulo, como existe na Inglaterra! Aqui no Brasil tem cego que dirige, e deficiente campeão de corrida! E o caso da Ula, com deboche na Internet?!

E.G. disse...

Pra que vocês vejam como o Brasil ta se desenvolvendo e crescendo. O país do futuro. Legítimo. Enquanto lá já tão correndo atrás de ladrão, aqui estão a recém iniciando a distribuição do dinheiro, que tá sobrando.

HSaraivaXavier disse...

É notável mesmo a nível local se pode observar a relação, ainda quase inexplorada neste país, de economia e beneficio por incapacidade. Os peritos tem dezenas de experiências soltas e mal catalogadas sobre isso. Basta uma fabrica grande fechar na região que enchem as APS com incapazes. O perito atua contra a luta da sobrevivência do povo. A mais cruel, a mais dura. Cobrar 1milhao sonegado de um empresário parece ser bem mais fácil que R$100,00 de quem não tem o que comer... Pior ainda é ser num pais de corrupção endêmica.