segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dilma se encanta com Big Brother do INSS; Dr.Fabrício vira celebridade nacional;

O ESTADÃO
Dr. Fabrício não está no Canadá



Às 17h30 da última quinta-feira, já no final do expediente, 320 pessoas aguardavam há mais de 2 horas pelo atendimento em um dos 1.257 postos do INSS espalhados por todo o País. Naquele dia, os 181.096 cidadãos atendidos esperaram, em média, 23 minutos para um atendimento previamente agendado.

É o que mostrava o sistema de monitoramento do Ministério da Previdência. Atualizado a cada 15 minutos, ele informa quantas pessoas pegaram senha em cada posto, quanto tempo cada um levou para ser atendido, quem os atendeu.

Na sede do INSS em Brasília, cinco equipes monitoram pelo computador como está o atendimento em cinco regionais: uma só para São Paulo, outra para Minas, Rio e Espírito Santo, outra para a região Sul, uma para o Nordeste e outra para o Norte e Centro-Oeste. Toda vez que o atendimento demora mais que duas horas, o dado aparece em vermelho e informa a causa da demora.

A demonstração desse sistema durante a reunião ministerial de segunda-feira passada transformou o médico Fabrício Calmon Prezotti em celebridade no governo. Exibindo à presidente Dilma o nível de informação dada pelo sistema, o secretário executivo da pasta, Carlos Eduardo Gabas, puxou ao acaso os dados da regional de Vitória (ES). Ali, constatou-se que havia uma pessoa esperando atendimento há mais de cinco horas. O responsável era o dr. Fabrício.

'Vai ver, ele não está trabalhando', comentou Dilma, já meio irritada. Mas o próprio sistema informou que ele era o único perito em serviço naquele posto e que já havia atendido 24 pessoas no dia. De suposto preguiçoso, o médico passou a funcionário dedicado, com direito a aplausos.

'Só tem ele atendendo hoje porque os colegas foram todos para o Canadá', improvisou Gabas. 'Pois eu quero saber quem são esses que foram para o Canadá', ordenou Dilma, rindo. A piada foi inspirada num dos hits da internet do momento. / L.A.

5 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

É muita maldade com o médico. Vejam quanta maldade!!
1- A ficha puxada ao acaso buscava apontar um CULPADO, caso algum atendimento estivesse atrasado.
2- Como a matéria era atendimento pericial, logo, o culpado seria um perito - o que não seria tão simples assim de afirmar, já que os atrasos da perícia são muito mais decorrentes do sistema SABI, da sobrecarga de agenda e das pendências administrativas.
3- Apontado o perito responsável, já foi sumariamente acusado de não trabalhar.
4- Aí a mesa virou, o perito virou herói que carrega o INSS nas costas, fazendo o impossível: mais de 24 perícias em um dia!!!!
5- Para evitar que os peritos, através do Dr Fabrício ficassem bem na fita, providenciou-se logo uma piada desqualificativa dos demais...

É gente, precisamos reconquistar respeito.

HSaraivaXavier disse...

Outro ponto.
O Sistema mostra a enorme desorganizacao do atendimento. Observem que possívelmente fora dado um "ficha errada" no direcionamento e que absolutamente ninguém detectou que tinha alguém esperando a horas na APS por médico que não retornaria mais...
Já falei e repito 90% do problema das APS consiste em desorganizacao do trabalho.
Por exemplo, segurado tem perícia agendada as 10:20h, infelizmente chegou as 10:30 por motivo de forca superior, passou uma hora esperando as pendências e foi liberado as 12:10h. O médico estava em horário de almoço retornou as 14horas. Pior ainda é quando direcionam a ficha errada e ninguém aborda o cidadão que espera por horas. Quando não o segurado sai da APS ou não vê que foi chamado, há muitos analfabetos.

Jamais se deveria agendar perícia para um horário se existe antes a retirada de pendências quando não entrevistas que inviabilizam o cumprimento do horário do atendimento.

Convém lembrar que perito não recebe por hora extra. E quem deve satisfação ao segurado. A DIrat é péssima.

H disse...

Pois é. Mas quem estava lá para se gabar do grande feito não era nenhum perito e muito menos alguém que lhes quer bem. Quem ganha não é quem faz, é quem vende. Lembrem-se disso. A maldade é total. Para se culpar, o perito é o primeiro que se lembra. Para se premiar, recebe uma gratificação pela metade com meta impossível de se alcançar. Enquanto isso os administrativos, às custas do trabalho pericial, estão sempre com gratificação máxima e deitando o chicote no idiota perito.

Snowden disse...

Nao é apenas isso que podemos fazer da leitura da matéria:
- o tom de surpresa da Presidente diante do Sistema de Monitoramento, veja que um Ministerio tão importante do quilate da Previdencia Social e um sistema que já convivemos há anos, só agora foi apresentado a nossa representante maior. Há uma verdadeira blindagem dos que cercam a mesma para que nao tome conhecimento do descaso da Gestão e da falta de reconhecimento da PERICiA Medica Previdenciária para o sucesso e reconhecimento do trabalho desemvolvido por essa classe de trabalhadores!

Snowden disse...

Reconhecimento demanda o trabalho coletivo para o mesmo quando trata-se de carreira de estado!
-atuando de forma orquestrada, conjunta, apoiado no parágrafo 5 do art 30 da lei 11907, o perito pode dificultar a vida do segurado e implementar um rigor sem precedentes, para a concessão de benefícios! Sensibilizar a empresa, o medico assistente, o segurado pra estas questões, com fluxo de serviço altamente técnico e exigente, no cumprimento das obrigações trabalhistas por parte do empregador e medicas por parte do assistente! E tudo dentro da etica e RIGOR que a lei nos assiste para agir!