sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CARTA ABERTA AO EXMO. SENADOR ANTÔNIO CARLOS VALADARES - PSB-SE

Excelentíssimo Senador da República,

Este humilde BLOG leu a sua opinião sobre o Ato Médico, PL que tramita há mais de 10 anos no Congresso e que visa a definir o que é coisa médica e o que não é exclusivamente médico.

O senhor em seu discurso afirma que o "substitutivo da Câmara" é "inaceitável "e que não quer criar a "cizânia entre as profissões da saúde."

Queremos contribuir para o debate e para vosso esclarecimento, excelentíssimo Senador, sobre a importância de não se fazer hipocrisia com matéria séria.

Poderia dar mil argumentos aqui para provar de forma indelével que é um absurdo a medicina nesse país ainda não estar regulamentada (ao contrário de todas as outras profissões paramédicas) e que é um absurdo maior ver esses paramédicos gastarem mais tempo tentando barrar o ato médico do que cuidar do seu próprio quintal. (Quantos médicos estavam presentes nas audiências das regulamentações da fisioterapia, farmácia e enfermagem?)

Poderia aqui dar mil provas de que não é o ato médico que vai barrar as outras profissões e sim as outras profissões que deixarão de invadir a medicina e a tentar exercer ilegalmente o ato médico.

Mas não, prefiro apenas que Vossa Excelência leia estes simples questionamentos abaixo e pense com racionalidade:

1) Quem que o Vsa. Exma. quer que leia a lâmina citopatológica da biópsia de sua esposa? Um médico patologista com 6 anos de faculdade e 4 de residência e pós-graduação ou um farmacêutico que não teve aula de patologia clínica na faculdade?

2) Quem que VSa.Exma. quer que faça o parto de seus queridos netos? Um médico ginecologista ou uma enfermeira em uma Casa de Parto sem médico?

3) Quem que VSa.Exma. quer que indique as vacinas que seus netinhos queridos irão receber? Um médico pediatra ou o técnico de enfermagem do posto?

4) Quem que VSa.Exma. irá procurar quando se sentir febril e cansado? Um médico em um bom hospital ou uma equipe multiprofissional de saúde de Brasília?

5) Quem que VSa. Exma. quer que lhe atenda para resolver eventual problema de visão? Um oftalmologista ou um optometrista?

Por favor, responda em sua mente apenas e depois leia o substitutivo da Câmara e veja se é justo o que os paramédicos estão pedindo e se é justo a medicina estar desregulamentada até hoje.

Por favor, pense apenas consigo: Se a Presidente se cercou dos melhores médicos e dos melhores hospitais para ter seu extinto câncer diagnosticado e tratado e ter tido a felicidade de ter seu neto no colo, porque a população de baixa renda vai ser obrigada a conviver com casas de parto, optometristas e farmacêuticos dando diagnósticos médicos?

É justo? É isso o que o senhor quer? O senhor se consultaria com um enfermeiro sobre uma febre? Iria levar sua filha para fazer o parto de seu neto num local sem médicos? A resposta a estas perguntas lhe dará a iluminação necessária para tratar a matéria.

Um comentário:

JB disse...

Caro Francisco,

estou compartilhando seu artigo.

Muito claro e retilíneo. Vamos ver se os nossos políticos votarão com a verdade ou seguirão na farsa demagógica que tentam aplicar no SUS.

Abraço
JB